Eleição 2024

Debate entre candidatos(as) ao cargo de reitor(a) do Ifac será nesta quinta, 11

publicado: 10/07/2024 14h59, última modificação: 10/07/2024 18h17
Evento poderá ser acompanhado pelo público em tempo real pelo canal do Youtube do Ifac, a partir das 14h
WhatsApp Image 2024-07-09 at 14.57.01.jpeg

A Comissão Eleitoral Central (CEC) do Conselho Superior do Instituto Federal do Acre (Ifac), junto da Comissão Eleitoral Local da Reitoria promoverá um debate entre os(as) candidatos(as) para o cargo de reitor(a) nesta quinta-feira, 11 de julho. O debate será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Ifac, a partir das 14h.

Acesse o canal do Ifac no YouTube para acompanhar o debate ao vivo

O debate será composto por uma abertura e quatro blocos: primeiro bloco para a apresentação dos(as) candidatos(as); segundo bloco para perguntas entre os(as) candidatos(as); terceiro bloco para perguntas da comunidade acadêmica; e quarto bloco para considerações finais dos(as) candidatos(as).

Regras - O presidente da Comissão Eleitoral Central, Leandro da Silva Costa, explicou que o regulamento para debates foi elaborado em conjunto com as comissões eleitorais locais. “Num trabalho conjunto entre as comissões foi criado um documento único que abrange tanto os candidatos para o cargo de reitor(a) como para o diretor(a) geral. As comissões, dentro de suas atribuições, buscarão atuar no sentido de garantir a isonomia na participação dos candidatos que se disponibilizaram a participar desse importante evento para a comunidade da instituição, uma vez que tem por objetivo esclarecer aqueles eleitores que estiverem em dúvidas entre candidato A ou B, além de confirmar sua intenção de voto em outros casos, já que, durante o debate, os candidatos terão a oportunidade de expor seus planos de trabalhos respondendo a perguntas e esclarecendo pontos que julgarem necessários.”

Para conferir o regulamento de debates, clique aqui.

Ele destacou ainda que “a Comissão Eleitoral da Reitoria, com apoio da Comissão Eleitoral central, está responsável pela organização do debate entre os(as) candidatos(as) a reitor(a), contando ainda com o suporte tecnológico e de divulgação do Centro de Referência em Educação a Distância e da Diretoria de Comunicação do Ifac, visando que o evento ocorra sem imprevistos, com maior alcance possível e que cumpra seu objetivo nessa fase final da campanha antes da votação.”

A participação do público foi garantida com a disponibilização de um formulário eletrônico para envio de perguntas para os(as) candidatos(as). Estudantes e servidores podem enviar suas questões até às 15h desta quarta-feira, 10. As perguntas serão analisadas pelas Comissões Eleitorais e poderão ser sorteadas durante o debate.

Data da votação e metodologia - A votação para eleição de reitor(a) do Ifac e diretor(a) geral dos campi ocorrerá no dia 12 de julho de 2024, das 9h às 21h, horário local do Acre.

Esta é a terceira consulta pública para escolha de reitor(a) e diretor(a) geral no Ifac e, pela primeira vez, será utilizado o sistema eletrônico Helios Voting, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA, (MIT, na sigla em inglês). Trata-se do mesmo sistema empregado nas eleições para a escolha dos representantes do Consu do Ifac. Entre as vantagens da votação eletrônica, o formato permite o voto em trânsito e sem a necessidade de presença dos eleitores nas unidades do Ifac.

Quem pode votar? - Todos os servidores que compõem o Quadro de Pessoal Ativo Permanente da Instituição, bem como os alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados, subsequentes ou concomitantes ao ensino médio, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou à distância, poderão participar do processo de consulta, de acordo com a legislação pertinente, constantes na lista de eleitores aptos a votar.

Cronograma - De acordo com o cronograma retificado, a campanha eleitoral dos candidatos a reitor(a) e diretor(a) geral é de 02 a 11 de julho, véspera das eleições. As datas do debate foram definidas para o período de 03 a 11 de julho.

A previsão é de que o resultado preliminar da consulta seja divulgado no dia 15 de julho e, o resultado final, dia 17 de julho.

Candidatos(as) - A lista definitiva das candidaturas homologadas para o cargo de reitor(a) foi divulgada no dia 02 de julho. São elas: Fábio Storch (chapa 01), Lucilene Acácio (chapa 02) e Maria das Graças Pereira (chapa 03). Os planos de gestão podem ser acessados no link: Página da campanha dos(as) Candidatos(as) e Propostas de Gestão — IFAC Instituto Federal do Acre.

A Consulta 2024 também elegerá os(as) novos(as) diretores(as) gerais dos seis campi do Ifac para o quadriênio 2024-2028, incluindo o Campus Baixada do Sol/Transacreana, que deixou de ser um campus avançado do Campus Rio Branco e passou a ser um campus com autonomia para escolher seus gestores.

Os(as) candidatos(as) à direção geral nos campi são: Campus Rio Branco: Cleilton Sampaio de Farias, Paulo José dos Santos Pereira e Tânia Gomes Façanha; Campus Rio Branco Baixada do Sol: Matsunaga Paulo de Oliveira Sekiguchi e Hévea Monteiro Maciel; Campus Xapuri: Alana Chocorosqui Fernandes e Sérgio Luiz Pereira Nunes; Campus Cruzeiro do Sul: Ana Cláudia de Souza Garcia e Raelisson do Nascimento Walter; Campus Tarauacá: Denis Borges Tomio; Campus Sena Madureira: Daryl de Oliveira Abejdid e Naje Clécio Nunes da Silva.

Acesse a página oficial das Eleições 2024 para Reitoria e Diretoria Geral de Campi do Ifac: https://www.ifac.edu.br/consulta-2024/eleicoes2024/.

registrado em: