Notícias

Campus Rio Branco

Egresso do Ifac é indicado para publicar pesquisa sobre matemática e história nos seringais acreanos

publicado: 29/07/2024 12h45, última modificação: 30/07/2024 09h35
O trabalho acadêmico é orientado pelo docente do campus Rio Branco, Paulo José dos Santos Pereira
imagens_materias_capa (67).png

O ex-aluno do curso de Licenciatura de Matemática, do Instituto Federal do Acre (Ifac), João Felipe de Almeida Correia, foi o único acreano indicado a publicar as discussões de sua pesquisa científica na revista científica Acervo (Qualis A3), do grupo de pesquisa “História da Educação Matemática”.  

O jovem, que atualmente é mestrando do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Acre (MPECIM/Ufac), escreveu sobre como desenvolveu o processo de ensino sobre números inteiros, para estudantes da Escola Estadual Serafim da Silva Salgado, a partir de discussões históricas envolvendo a vida cotidiana dos seringueiros e como eles produziam suas dívidas nos barracões localizados nos seringais acreanos.

imagens_materias_capa (70).png

Clique aqui e leia mais sobre a pesquisa desenvolvida por João Felipe

O periódico no qual João Felipe terá sua pesquisa publicada reúne textos científicos que abordam temáticas envolvendo a história da educação matemática. O trabalho é orientado pelo professor do campus Rio Branco, Paulo José dos Santos Pereira, e foi apresentado durante o XXII Seminário Temático Internacional, que ocorreu em São Luís (MA), em maio deste ano.

“Participar do Seminário Temático Internacional foi um marco na minha vida acadêmica e profissional. Nesse evento, conheci pessoas de diversas regiões do Brasil, trazendo discussões ricas em contextos escolares, científicos e sociais sobre a matemática Foi a primeira vez que participei do evento e percebi o quanto é gratificante produzir discussões atuais e difundir conhecimentos profissionais. Isso contribuiu significativamente para minha carreira”, ressaltou João Felipe.

imagens_materias_capa (71).png

O barracão

Intitulado “O barracão: trabalhando números inteiros diante da formação histórica e sociocultural do estado Acre”, as discussões propostas pelo ex-aluno do Ifac trazem relatos sobre como ele abordou de forma interdisciplinar conceitos matemáticos, como a ideia de débito e crédito com a utilização dos números inteiros, envolvendo de maneira prática e histórica as vendas que eram feitas nos  barracões  e  a formação de dívidas  pelos seringueiros.

“Foram expostos em sala de aula, os tipos de produtos e a super faturação de vendas aos seringueiros. [...] Foram trabalhadas  em  sala  de  aula  algumas  listas  de  exercícios  com  a  operação  de números inteiros”, destaca trecho do trabalho acadêmico.

Ainda de acordo com João Felipe, em sua pesquisa, para que os estudantes se aproximassem ainda mais da temática em discussão, foi realizada “a simulação da anotação das dívidas dos seringueiros em um caderno”. A dinâmica,  “proporcionou aos estudantes a oportunidade de trabalhar  com  a  representação  dos  números  inteiros através  de  cálculos  matemáticos.  Eles compreenderam  como  eram  registrados os gastos e dívidas na época, explorando conceitos matemáticos, como adição, subtração, débito, crédito e até mesmo o uso de valores monetários correspondentes  à moeda brasileira de 1902”.

Dessa maneira, como destaca João Felipe em sua pesquisa, “ao calcular as dívidas dos seringueiros, os estudantes não apenas exploraram a matemática, mas também entenderam melhor a economia da época, a relação entre os diferentes produtos e seus valores, além de obterem uma visão mais ampla sobre a vida e o trabalho dos seringueiros durante o ciclo da borracha”.

XXII Seminário Temático Internacional

imagens_materias_capa (69).png

Pela primeira vez, o Acre esteve representado com seis trabalhos presenciais orientados pelo professor do Ifac, Paulo José dos Santos Pereira, no XXII Seminário Temático Internacional. Além disso, o docente também coordenou uma das salas de comunicações científicas, como também apresentou pesquisas. O evento foi organizado pelo grupo de pesquisa “História da Educação Matemática” (GHEMAT Brasil) e em 2024 teve como tema “Produção, circulação e apropriação da Matemática para o ensino e para a formação de professores, século XXI”.

“Para nós, foi uma satisfação imensa orientar jovens estudantes no projeto de iniciação científica e professores para o evento, assim como ver todos os seis trabalhos sendo publicados nos anais de eventos do GHEMAT Brasil, e um deles ainda sendo indicado para publicação na revista Acervo. Foi extremamente gratificante”, ressaltou o docente do Ifac.

imagens_materias_capa (72).png   

Dentre os trabalhos orientados pelo docente Paulo José está o do estudante do Ifac, Eduardo Rodrigo Pessoa Silva, que cursa Licenciatura em Matemática, no campus Rio Branco. A pesquisa apresenta os resultados do projeto de extensão II Jornada Formativa de Educação em Ciências e Matemática do Acre”, que aconteceu em 2023 e foi promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática (FORPROCIM). O projeto ressaltou as discussões sobre os elementos do saber profissional e as abordagens pedagógicas na matemática. 

Clique aqui e leia mais sobre o trabalho desenvolvido pelo estudante Eduardo Rodrigo 

Ainda sobre o evento, o presidente do GHEMAT Brasil, Wagner Valente, destacou a importância das apresentações de trabalhos acadêmicos. “O XXII Seminário Temático Internacional foi extraordinário, superando todas as nossas expectativas. Este foi o maior seminário que realizamos em termos de número de trabalhos apresentados e de participantes. A acolhida (em São Luís) foi excepcional e fomos recebidos de maneira muito especial. O seminário contou com participantes internacionais, incluindo colegas da França. As perspectivas para o próximo evento são muito promissoras. Já temos a presença confirmada de pesquisadores da Universidade de Genebra e da Universidade de Paris. Vamos continuar discutindo temas relevantes, como as situações dos saberes e a produção transnacional”, ressaltou o presidente do GHEMAT Brasil, Wagner Valente.

O XXII Seminário Temático Internacional está previsto para acontecer na cidade de Santos, em São Paulo.

Confira abaixo, os trabalhos apresentados no XXII Seminário Temático Internacional e orientados pelo professor Paulo José dos Santos Pereira:

O barracão: trabalhando números inteiros diante da formação histórica e sociocultural do estado do Acre – João Felipe Almeida Corrêa (ex-aluno de Licenciatura em Matemática - campus Rio Branco);

Contribuições históricas dos livros didáticos no ensino de matemática, 1920 – 1990 - Dilclidiane Fidelis Lira (docente do Ifac);

Os elementos do saber profissional na formação em educação em ciências e matemática no Acre -  Eduardo Rodrigo Pessoa Silva (estudante de Licenciatura em Matemática - campus Rio Branco);

Reflexões sobre os saberes necessários para ensinar matemática: um estudo com base no ensino contemporâneo - Beatriz Spalaor (estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas - campus Rio Branco);

Uma análise sobre o ensino e didática na licenciatura em matemática do Instituto Federal do Acre (2017 – 2024) – João Bosco Santos Freire Junior (estudante de Licenciatura em Matemática - campus Rio Branco);

Rubricas convergentes para os elementos do saber profissional do professor de matemática no Ifac (2010 - 2024) - Paulo Jose dos Santos Pereira (docente do Ifac);

Fotos e informações: Paulo José dos Santos Pereira/Campus Rio Branco