Campus Rio Branco

Estudantes do Ifac são classificados para fase final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

publicado: 15/07/2024 11h47, última modificação: 15/07/2024 11h55
Os alunos e alunas do campus Rio Branco ainda se destacaram como melhores da região Norte e do Acre
imagens_materias_capa (55).png

Estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) vão representar o Acre na fase final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que acontece nos dias 24 e 25 de agosto, em Campinas (SP).

Os jovens, que cursam o ensino médio técnico integrado no campus Rio Branco, realizaram seis fases da competição, entre os meses de maio e junho, garantindo as vagas na etapa final, como também se destacando como os melhores da região Norte e do Acre.

Formada pelas alunas do curso técnico em Redes de Computadores, Ísis Teles, Izabelly Freire e Laryssa Santos, a equipe "Vitória-Régia" foi considerada a melhor da região Norte. As estudantes contaram com orientação do professor de História, João de Lima Cabral.

Já a equipe "Nawa", que tem como integrantes as discentes Ana Tereza Barbosa, Sophia Braga e o aluno Edson Oliveira, do curso técnico em Edificações, foi classificada como a melhor do Acre. A orientação para a competição foi realizada pela professora Flávia Alves Simoura Silva.

“Recebemos com muito orgulho o resultado da classificação da nossa equipe para a fase final da ONHB e como a melhor da região Norte. Este reconhecimento é ainda mais significativo diante das dificuldades enfrentadas por nossos alunos. Nossa equipe demonstrou um empenho e dedicação exemplares. A Olimpíada é uma oportunidade única para estimular o pensamento crítico e o aprofundamento do conhecimento histórico, que são essenciais para a formação de cidadãos conscientes, críticos e que conheçam elementos fundamentais da historiografia brasileira. Estamos honrados em representar o Norte. Esperamos continuar a inspirar e motivar futuras equipes”, destacou o professor João Cabral.

imagens_materias_capa (57).png

Para a estudante Laryssa Santos, integrante da equipe "Vitória-Régia", participar de uma competição nacional vai além de ser apenas experiência acadêmica. “Ter a oportunidade de representar o Ifac em uma olimpíada de conhecimento é indescritível. Aprendemos muito durante o processo. A orientação dos professores foi essencial para chegarmos tão longe. Somos muito gratas por todo engajamento e apoio. A ONHB incentiva os alunos a trabalhar em equipe, realizar pesquisas históricas e aprendemos muito com o tempo que passamos juntas compartilhando conhecimentos”.

Anna Tereza Barbosa, que irá para Campinas com a equipe "Nawa", ressaltou a emoção de participar de sua primeira ONHB. Para a jovem, o processo de pesquisa e resolução das questões, que integraram as seis primeiras fases da competição, foi possível devido às reuniões de debate e apoio dos docentes.

“Foi a primeira vez que participamos da Olimpíada Nacional em História do Brasil e acabou sendo uma experiência incrível. Durante esse período, aprendemos ainda mais sobre nosso país. Estamos muito contentes com o nosso desempenho. Com certeza, valeu todo o nosso esforço e dedicação. Cada etapa foi uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Fomos desafiados a pensar criticamente e a trabalhar em equipe. Agradecemos a professora Flávia Simoura pela sua dedicação e sua orientação, que foram fundamentais para o nosso sucesso. Essa experiência ficará marcada em nossas memórias como um período de grande aprendizado e realização”, destacou Anna Tereza.

imagens_materias_capa (56).png

Desde 2019, estudantes do campus Rio Branco participam da Olimpíada Nacional em História do Brasil, incentivados pelos docentes Flávia Simoura, Alcilene Alves, João Cabral e Uthant Benicio. Este ano, 148 grupos do Acre, sendo 17 equipes somente do campus Rio Branco, participaram da 16ª ONHB.  Como forma de auxiliar os alunos e alunas participantes da competição, semanalmente, foram realizadas reuniões presenciais e encontros online para troca ideias, estudos, leituras e desenvolvimento de questões.

“A ONHB é um diferencial no estudo de História para os discentes e também professores. Durante as fases, debatemos temas importantes sobre a historiografia brasileira, o que possibilita a tomada de consciência de nossos alunos sobre inúmeros problemas sociais. Assim, temos alcançado nosso propósito enquanto professores de História, que é o de formar sujeitos críticos e que possam intervir de maneira positiva na realidade social. Estou muito feliz com nosso resultado e esperamos representar o Acre da melhor maneira”, ressaltou a professora Flávia Simoura.

A ONHB é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolvido pelo Departamento de História. A primeira edição, realizada em 2009, contou com 16 mil estudantes do país. Este ano, mais de 51,2 mil equipes de todos os estados brasileiros participaram das primeiras fases da Olimpíada Nacional em História do Brasil.

Devido ao bom resultado obtido de forma regional e estadual, as duas equipes do Ifac garantiram, junto à ONHB, a compra das passagens para participação na fase final da competição. O Ifac, por meio da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes), irá proporcionar agora a ajuda de custos aos estudantes, além da compra de passagem para um servidor, que deverá retornar para o Acre com os estudantes. Os professores, que irão acompanhar os alunos durante a última etapa da competição, terão a oportunidade de participar de um curso de formação, ao final da Olimpíada.

(Fotos e informações: Flávia Simoura/Campus Rio Branco)