Internacionalização

Ex-aluno e intercambista do Ifac é selecionado para trabalhar em parque natural do Caribe

publicado: 24/07/2024 12h48, última modificação: 24/07/2024 12h56
Thawan Martins é bacharel em Zootecnia pela Ifac e foi o primeiro aluno do campus Sena Madureira a realizar intercâmbio para os Estados Unidos
imagens_materias_capa (66).png

Há pouco mais de uma semana, o ex-aluno e intercambista do Instituto Federal do Acre (Ifac), Thawan Bezerra Martins, desembarcou nas ilhas Sint Maarten, localizadas no noroeste do Caribe, para iniciar seu novo trabalho: assistente de equitação no Seaside Nature Park St Maarten, um parque natural que conta com criação de cavalos, em meio as praias caribenhas.

image (3).png   image (2).png

“Se não fossem as oportunidades que tive durante o meu curso no Ifac, jamais estaria aqui hoje. Foi durante a graduação que aprendi tudo o que me trouxe até aqui. Saber me comunicar em inglês, falar em público, ensinar e ter conhecimentos técnicos sobre animais me ajudou muito”, ressalta Thawan Martins.

Graduado em Zootecnia pelo Ifac, único curso superior desta área ofertado no Acre, Thawan Martins foi também o primeiro estudante do campus Sena Madureira a realizar um intercâmbio, totalmente gratuito, para os Estados Unidos. Durante os anos 2018 e 2019, o jovem estudou na cidade de Cedar Rapids, no estado de Iowa (EUA), onde teve a oportunidade de aprimorar o inglês e estagiar profissionalmente no centro equestre Kirkwood Equestrian Center, na granja suína Mansfield Swine Education Center, e no confinamento de bovino de corte Tippie Beef Education Center.

image (1).png   image.png

“Aproveitei cada oportunidade que o curso de Zootecnia no Ifac me proporcionou, por meio das habilidades e o conhecimento que adquiri dentro de sala de aula. Aqui (Sint Maarten), todos falam em inglês. Então, a oportunidade que tive em 2019, por meio do Instituto Federal do Acre, foi fundamental para que eu pudesse conseguir este trabalho”, destacou Thawan Martins, que também tem atuado como tratador e guia de trilha a cavalo na ilha caribenha.

Intercâmbio

Desde 2018, em parceria com a Northen Virginia Community College (Nova), 14 estudantes do Ifac já realizam intercâmbios gratuitos para os Estados Unidos. Mas as oportunidades internacionais são ainda maiores no Ifac, já que mais de 50 alunos e alunas do Instituto Federal do Acre também já desenvolveram atividades acadêmicas em Portugal, Canadá, Japão e Peru.

IMG_6036.JPG

Neste mês, por exemplo, quem embarcar para os Estados Unidos é a aluna Caroline Esthefany, que irá estudar durante um ano, de forma gratuita, um uma das instituições de Kentucky (Estados Unidos). Estudante do curso superior de Sistemas para Internet, do campus Rio Branco, a jovem irá cursar disciplinas na área de Ciências da Computação, como também terá a oportunidade de realizar um curso intensivo de inglês, participar de programas de voluntariado, estágios e eventos culturais.

Para saber mais informações sobre editais, programas e ações de intercâmbio no Ifac, acesse: https://www.ifac.edu.br/o-ifac/internacionalizacao.