Notícias
Reitoria
Ifac assina termo de compromisso com Incra para oferta de cursos
O Instituto Federal do Acre (Ifac), juntamente com movimentos sociais e sindicais do campo, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), assinou termo de compromisso para a oferta de cursos técnicos e tecnológicos voltados aos produtores rurais, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
A parceria foi firmada durante o 1º Seminário de Educação do Campo para a Reforma Agrária no Acre, que aconteceu nesta segunda-feira (08.07), em Rio Branco.
Criado em 1998, o Pronera tem como propósito atender jovens e adultos moradores de assentamentos criados e reconhecidos pelo Incra, comunidades quilombolas, docentes e demais profissionais que exercem atividades educacionais voltadas para as famílias beneficiadas pela Reforma Agrária.
Junto ao Ifac, os cursos serão ofertados no campus Baixada do Sol, localizado na região da Transacreana. “O Pronera é uma importante política pública para a educação no campo e agora, por meio deste termo de compromisso, teremos a oportunidade de ouvir efetivamente a comunidade. A partir daí, iremos identificar quais cursos os trabalhadores têm a intenção de realizar. Dessa maneira, o Ifac, além de interiorizar a educação pública e profissional, também auxiliará produtores e trabalhadores rurais do Acre”, destacou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.
Conforme explica o professor e representante do Ifac para estudos sobre o Pronera junto ao Incra, Charle Ferreira Crisostomo, os cursos de formação destinados aos trabalhadores e famílias que atuam em áreas rurais têm como foco a formação e capacitação para continuidade das atividades no campo.
Além do termo da assinatura do compromisso, o 1º Seminário de Educação no Campo também foi uma oportunidade para que os participantes apresentassem as demandas das comunidades dos assentamentos do Baixo Acre, com foco na promoção da educação técnica, profissional e superior.
Também participaram do evento, o superintendente do Incra/Acre, Márcio Rodrigo Alecio, além de representantes da Federal dos Trabalhadores na Agricultura do Acre (Fetacre), do Movimento de Mulheres Camponesas e da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Fotos: Manassés Carvalho/Ifac