14 ANOS | 1ª FASE

Ações de Extensão beneficiam alunos e comunidade com programas sociais

publicado: 09/06/2024 09h07, última modificação: 10/06/2024 15h49
Programas desenvolvidos pela pró-reitoria de Extensão (Proex) como Mulheres Mil, Qualifica Mais Progredir e Academia do Futebol oferecem cursos diversos à comunidade
Foto 1 - Qualifica Mais Progredir.jpeg

A última matéria da 1ª fase da Campanha "Evoluindo Sempre, transformando sonhos em realizações", em homenagem aos 14 anos da instituição, avalia critérios do Eixo Políticas Acadêmicas - Articulação Ensino, Pesquisa e Extensão, especificamente da Extensão que, no Instituto Federal do Acre (Ifac), é entendida como prática educacional que interliga a participação efetiva de servidores, alunos e comunidade externa.

Essa participação está relacionada às atividades de ensino e de pesquisa com os diversos segmentos da sociedade, estabelecendo uma via de mão-dupla, assegurando à comunidade acadêmica encontrar na sociedade, em parceiros nacionais e internacionais oportunidade de aplicação prática dos conhecimentos.

Na avaliação para o Recredenciamento do Ifac, em 2021, quando a instituição obteve a Nota 5, este eixo representou as políticas acadêmicas e ações administrativas voltadas à formação do estudante e entre outros itens, as políticas de extensão. No Ifac, a Política de Extensão do Ifac é regulamentada na Resolução CONSU/IFAC nº 3, de 23 janeiro de 2018 e visa regulamentar as ações continuadas da extensão no âmbito institucional, criando procedimentos e normativas que possam auxiliar a organização e legitimar as ações extensionistas da instituição".

Foto 2 - Jif Nacional.JPG Foto 3 - Planetário.jpeg

Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch de Oliveira, destaca que a participação dos estudantes em ações de Extensão ocorre através de editais de fomento e na inclusão de atividades de extensão nos currículos, proporcionando uma formação abrangente e significativa. "Além disso, programas de extensão com recursos externos, como os Programas Mulheres Mil, Qualifica Mais Progredir e Academia do Futebol oferecem cursos diversos à comunidade".

O Programa Mulheres Mil, implantado pelo Governo Federal, por exemplo, é ofertado nos campi do Ifac, como forma de ampliar o atendimento à comunidade. "Esse conjunto de ações reforça o nosso compromisso com uma educação integral e inclusiva, formando cidadãos conscientes e engajados no desenvolvimento sustentável e socialmente justo", diz o pró-reitor.

Além desses programas, a Proex também é responsável pela realização dos Jogos do Instituto Federal (Jifac), jogos internos com a participação de delegações de todos os campi, onde são selecioandos os atletas para a etapa regional e nacional dos Jogos dos Institutos Federais (Jifs).

Da mesma forma, através de projetos de extensão, a Proex apoia o programa Circuito de Ciências, que tem como objetivo estimular o interesse pela ciência. O programa reúne oficinas de física, robótica, astronomia, mostra de foguetes, experimentos de física clássica e moderna, jogos matemáticos e sessões no Planetário Móvel.

Foto 4 - Mulheres Mil.jpeg Foto 5 - Eu Programa Robô.jpeg

Parcerias - O Ifac, através da Proex, realiza parcerias com as prefeituras dos municípios, com vistas à seleção das candidatas aos cursos ofertados. Em 2024, os cursos ofertados são de Assistente em Recursos Humanos, Operador de Supermercados, Microempreendedor Individual, Operador de Caixa e Assistente Administrativo, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Em Rio Branco, através de parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Branco, os cursos ofertados são realizados na sede da Casa Rosa Mulher e, em Cruzeiro do Sul, as atividades acontecem na Escola Municipal Oswaldo de Albuquerque. "Como resultado desta parceria, a pró-reitoria de Extensão realiza, na próxima sexta-feira (14.06) no auditório da Reitoria, a certificação das primeiras turmas de 2024, em Rio Branco, com mais de 100 participantes e a assinatura do termo de cooperação com o gabinete da vice-governadora Mailza Assis, para a oferta dos cursos do Programa Mulheres Mil", informa Fábio Storch.

Conforme previsto nos editais, os cursos são destinados para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, em vulnerabilidade social, como também beneficiárias do Programa Bolsa Família, ou que sejam inscritas no CadÚnico e que tenham 16 anos ou mais, assim como aquelas que tenham Ensino Fundamental incompleto ou completo.

2ª fase - A partir desta segunda-feira (10.06), será iniciada a 2ª fase da campanha "Evoluindo Sempre, transformando sonhos em realizações", em homenagem aos 14 anos do Ifac. Aguarde boas notícias!