Notícias

14 ANOS - 3ª FASE

Construção da Reitoria encerra ciclo de obras de sedes próprias do Ifac

publicado: 21/06/2024 07h43, última modificação: 24/06/2024 18h01
O resumo das realizações nestes 14 anos de atividades no Estado, é concluido com obras nos campi Xapuri, RIo Branco, Baixada do Sol e inauguração da Reitoria em 2023
REITORIA_Reitoria.jpg

Foto: Adma Costa/Ifac

A campanha Evoluindo Sempre, transformando sonhos em realizações, encerra as matérias com a segunda parte das obras que atendem aos estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac). Neste resumo, as obras realziadas nos campi Xapuri, Rio Branco, Baixada do Sol e a sede própria da Reitoria.

Reitoria -  Com investimentos de R$ 14,7 milhões, fruto de emenda parlamentar da bancada do Acre no Congresso Nacional, o Ifac inaugurou, no dia 26 de outubro de 2023, a nova sede da Reitoria e, assim, passou a funcionar inteiramente em sedes próprias. O evento contou com a presença do ministro da Educação (MEC); Camilo Santana, do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Getúlio Marques Ferreira, do governador Gladson Cameli e demais autoridades.

Reitoria Ifac - Crédito_Adma Costa (2).jpg Reitoria Ifac - Crédito_Ifac (3).jpg

Estudantes e  servidores da instituição prestigiaram o evento e conheceram a nova estrutura do Ifac, localizada na principal via de acesso à capital acreana. Com mais de 4,4 mil m2 de área construída o terreno da sede própria da Reitoria foi doada pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), em uma região destinada a órgãos públicos.

A sede da Reitoria uma construção moderna conta com salas individuais e coletivas, estúdio audiovisual, banheiros, copa, almoxarifado, sala de treinamento, auditório, refeitório, subestação elétrica, além de amplo estacionamento e espaços administrativos.

“Esse é um momento muito feliz para todos do Ifac. Estamos fechando um ciclo, pois o Instituto agora conta com todas as suas sedes próprias. É um marco para a nossa história e para a comunidade acreana”, afirmou Rosana Cavalcante dos Santos, durante seu discurso na inauguração da Reitoria.

Campus Rio Branco - Uma das obras do Instituto Federal do Amazonas, o campus Rio Branco teve um grande momento na atual gestão do Ifac: a inauguração do Ginásio Poliesportivo Juliana de Souza Dantas, no dia 30 de março de 2017, em homenagem a docente que faleceu enquanto realizada doutorado na Fiocruz, no Rio de Janeiro.

RBR_Inauguração-ginásio-poliesportivo Campus Rio Branco2.jpg RBR_Obras refeitório campus rio bfranco.jpeg

A participação da família da docente homenageada, dos alunos, dos membros do Colégio de Dirigentes, docentes e servidores do campus Rio Branco marcou a solenidade, destacada pela reitora em seu discurso. "Esta solenidade é um momento ímpar dessa gestão, com o compromisso de oferecer uma política voltada ao incentivo do Esporte e da Cultura e uma homenagem a profa. Juliana, muito querida na nossa instituição", disse a Rosana Cavalcante.

Atualmente, estão em fase final, as obras de reforma e ampliação do refeitório da undiade e que deverá ser inaugurado no mês de julho. A reitora Rosana Cavalcante, acompanhada do Pró-reitor de Administração (Proad), José Claudemir, e do diretor de Obras e Infraestrutura (Diroi), engenheiro Eneias Júnior, além do responsável pela empresa, visitou a obra no dia 28 de maio deste ano.

Campus Baixada do Sol - O maior campus agrícola da Região Norte, foi inaugurado na Rodovia Transacreana, no dia 12 de abril, e vai atender a mais de 10 mil agricultores da região. Com a expectativa de atender até 1,4 mil estudantes, o novo campus Baixada do Sol, instalado na antiga Escola da Floresta, funcionou, até a sua transferência, neste no bairro Aeroporto Velho.

A nova unidade conta com mais de 450 hectares e recebeu investimentos de cerca de R$ 7 milhões, de emendas parlamentares e recursos próprios. Estes recursos atenderam serviços de reformas e construção de novos espaços, como salas de aula, reforma do auditório, laboratórios, refeitório, biblioteca, quadra poliesportiva, construída com recursos de emenda do senador Sérgio Petecão, estacionamento e diversas áreas destinadas para pesquisas científicas e atividades práticas.

Foto 12 - Baixada do Sol.jpeg Foto 13 - Baixada do Sol_depois.jpg

Atualmente, o campus da Transacreana oferece cursos técnicos nas áreas de Alimentos, Agroecologia e Recursos Pesqueiros, como também turmas de pós-graduação em Agricultura Familiar. Na inauguração, a reitora Rosana Cavalcante mencionou o processo de mudança da unidade, que iniciou em 2015, através da doação do espaço pelo Governo do Estado, com apoio da Assembleia Legislativa.

O evento teve a participação da representante do Ministério da Educação, a diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Carla Jardim, além do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), representado pelo reitor do Instituto Federal de Alagoas, Carlos Guedes. O Conif realizou, pela 2ª vez, uma reunião do Pleno no Ifac.

Campus Xapuri - O campus Xapuri foi o primeiro a ser inaugurado no Estado, em 2010. O prédio contava com 12 salas de aulas e uma quadra coberta, sendo 2.500 m² de área no total. O imóvel foi construído pelo Governo do Estado e doado ao Ifac por meio da Lei nº 2.394 de 17/12/2010. Através de uma cooperação técnica com a prefeitura de Xapuri no local continuou funcionando a escola municipal de ensino fundamental Rita Maia, a única localizada na zona urbana do município.

XAPURI_laboratório sensorial Xapuri.png XAPURI_Xapuri3.jfif

Em 2022, foi construído o Laboratório de Análise Sensorial, do Ponto de Vendas do curso superior de Agroindústria e realizada a reforma do auditório Antônio Zaine, inaugurados em 18 de outubro. As duas obras foram entregues em evento que contou com participação do ex-deputado federal Raimundo Angelim, que destinou recursos de emenda para a instalação do laboratório.

Na ocasião, a reitora Rosana Cavalcante destacou as parcerias na realização da obra destacando que não se trabalha sozinho e que os espaços construídos e reformados atendem a comunidade do município.