profnit

Docentes do Profnit/Ifac apresentam trabalhos em eventos científicos

publicado: 06/06/2024 07h21, última modificação: 06/06/2024 11h03
Trabalhos foram apresentados durante o XIV ProspeCT&I e VIII Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit)
Profinit_06.06.jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) esteve presente no XIV ProspeCT&I e VIII Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit), ocorridos entre os dias 13 a 17 de maio de 2024 na cidade de Maceió (AL).

Representaram o Ifac o professor Genildo Cavalcante Ferreira Junior, coordenador do mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit/Ifac), e os docentes do curso Jefferson Henrique Tiago Barros, Mario Sérgio Pedroza Lobão e Ricardo dos Santos Pereira. Com entusiasmo, o coordenador do mestrado, destaca a participação significativa da instituição, que contou com a aprovação e apresentação de três trabalhos desenvolvidos por discentes e professores do Profnit.

Participação do Ifac - “A presença do Ifac no ProspeCT&I, possibilita que os docentes do curso estabeleçam diálogos pertinentes sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia, fortalecendo o programa na instituição. Os trabalhos aprovados refletem o comprometimento do Ifac com a inovação, abordando temas relevantes e aplicáveis”, disse Genildo Cavalcante Ferreira Junior.

O evento, sediado no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae em Maceió-AL), apresentou uma série de painéis de discussão com professores do Brasil e da América Latina, focados em compartilhar exemplos de sucesso no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis. O evento foi organizado pela Rede Profnit/Fortec, com apoio dos 40 pontos focais credenciados, na Área de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.

O objetivo central foi a disseminação da cultura e boas práticas de inovação, empreendedorismo e tecnologias sociais, bem como, a discussão de políticas que possam favorecer oportunidades de avanços nesses segmentos e o intercâmbio entre pesquisadores nos âmbitos regional, nacional e internacional.

Segundo Genildo Junior, a participação do Ifac nesses eventos, reforça seu compromisso com o avanço da pesquisa, inovação e transferência de tecnologia, consolidando sua posição como protagonista nesse cenário acadêmico e científico.

Trabalhos apresentados durante XIV ProspeCT&I e VIII Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit):

1 - Avaliação do Amido de Pupunha (Bactris gasipaes) como Matriz para Aerogéis – Prof. Jefferson Henrique Tiago Barros

2 - Educação Empreendedora na Visão dos Estudantes dos Cursos Superiores do Instituto Federal do Acre - IFAC – egressas do curso de administração Manuele Silva de Miranda e Mylena Figueiredo Lacerda, Professores Herika Fernanda Montilla Satrapa e Genildo Cavalcante Ferreira Junior

3 - Transferência de Tecnologia: um estudo nos institutos federais da região norte do Brasil – discentes da 1° turma do Profnit (Gabriela Cunha de Oliveira, Ubiracy da Silva Dantas e Edigar Mendes de Sá Júnior) e Prof. Rodrigo Duarte Soliani