14 ANOS | 2ª FASE

Estudantes e servidores participam de intercâmbios com a Política de Internacionalização

publicado: 12/06/2024 11h00, última modificação: 12/06/2024 11h03
Além das ações destinadas aos estudantes, nos últimos anos os servidores têm recebido incentivo para participarem de oportunidades em programas internacionais
Canadá.jpeg

A criação da Diretoria Sistêmica de Internacionalização (DSRI), em 2022, até então uma assessoria, é um marco na consolidação da Política de Internacionalização do Instituto Federal do Acre (Ifac), e demonstra  a importância estratégica das relações internacionais para a instituição. É neste sentido que a campanha Evoluindo Sempre - transformando sonhos em realizações, mostra uma parte do que foi realizado nestes 14 anos, na área da internacionalização.

Ao todo, foram mais de 60 estudantes que participaram de intercâmbios em Portugal, Estados Unidos, Canadá, Peru e Japão, além do incentivo à participação de servidores em intercâmbios para os Estados Unidos, Canadá e Portugal. Foi nos últimos 10 anos, que o Ifac realizou ações significativas, dentre elas a assinatura de termos de cooperação, memorandos de entendimento e protocolos de intenção com instituições no México, Canadá, Inglaterra, Portugal, Peru, Espanha, Bolívia e Estados Unidos.

Estados Unidos.jpg Japão.jpg

E, com este incentivo, a servidora Suellen Cristina Enes Valentim da Silva, Assistente em Administração do campus Rio Branco, viajou em abril deste ano, para participar do curso intensivo de Língua Inglesa, em Toronto (Canadá), oferecido pela Toronto First Steps (TFS), em parceria com a International Language Schools of Canada (ILSC) Education Group.

A bolsa de estudos foi concedida através do EDITAL Nº 01/2023/DSRI/REITORIA/IFAC, e integra as ações realizadas pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em parceria com a TFS.

Após retornar do Canadá, neste início de junho, Suellen Cristina foi recebida, pela reitora Rosana Cavalcante dos Santos e pelo diretor Luiz Eduardo, onde fez um relato de sua experiência internacional. "O intercâmbio no Canadá ampliou meus horizontes. Vivenciei uma diversidade cultural e voltei com uma bagagem repleta de experiências que impactarão no meu futuro acadêmico e profissional".

Suellen_Canadá.jpg

O acordo entre a TFS e o Conif é resultado da parceria firmada pela coordenação da Câmara de Relações Internacionais do Conif, à época coordenado pela reitora do Ifac, Rosana Cavalcante que, juntamente com o Diretor de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, então representante do Fórum de Relações Internacionais (Forinter) participaram da missão ao Canadá, em 2023.

Intercâmbios - O diretor Sistêmico de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, diz que a Política de Internacionalização e a Política Linguística do Ifac têm como objetivos assegurar o desenvolvimento da cooperação internacional e promover o intercâmbio científico, tecnológico, artístico, linguístico e cultural entre a instituição e outras entidades internacionais. "Isso inclui o intercâmbio de alunos e servidores e o desenvolvimento de projetos interinstitucionais", destaca.

Hoje, segundo o diretor, a DSRI é responsável por sistematizar acordos e convênios internacionais de ensino e mobilidade docente e discente. Além disso, promove e consolida as ações de internacionalização, visando fortalecer a área internacional em nível institucional. "A DSRI também assessora a comunidade acadêmica em projetos de cooperação internacional, regula e implementa a política linguística e propõe ações de incentivo ao ensino de línguas na instituição".

Política Linguística - O Ifac, através da DSRI promoveu a criação dos Núcleos de Estudos Linguísticos e Internacionalização em cada campus, que proporcionaram a realização do I Jogos Virtuais de Idiomas do Ifac, além da oferta de ensino de línguas adicionais (Inglês, Espanhol, Francês e Libras) de forma semestral e anual. "Ademais, o Ifac inaugurou um centro de orientação para quem quer estudar nos EUA - o EducationUSA - um escritório pertencente ao Departamento de Estado Americano", informa Luiz Eduardo.

Equipe DSRI.jpg Inauguração USA_Education.jpg

Com a relação à comunicação com a comunidade acadêmica, a DSRI  criou a página dentro do menu principal do site institucional e, com isso, melhorou a interlocução  com a comunidade através da criação da página de Relações Internacionais e do blog de oportunidades para alunos e servidores, atualizados regularmente com oportunidades internas e externas.

Acesse a página da DSRI no Portal Ifac
Acesse o Blog de Oportunidades da DSRI