14 ANOS - 3ª FASE

Grandes eventos marcam trajetória do Ifac nos 14 anos de atividades no Acre

publicado: 17/06/2024 18h04, última modificação: 18/06/2024 11h07
X Connepi, Congresso de Ciência e Tecnologia (Conc&t), Jogos do Instituto Federal do Acre(Jifac) e eventos locais, são realizados envolvendo a comunidade acadêmica da instituição
Foto 1 - Connepi.jpg

Nestes 14 anos de atividades, o Instituto Federal do Acre realizou grandes eventos que marcaram e que serão lembrados nesta 3a Fase da campanha Evoluindo Sempre - transformando sonhos em realizações, em comemoração ao aniversário que será comemorado no dia 21 de junho.

O primeiro grande evento registrado foi em 2015, com a realização da X edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), evento promovido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e que ocorreu no nos dias 30 de novembro a 01 de dezembro de 2015.

Além de sediar o evento nacional, em nível local o Ifac realiza, anualmente, os Jogos do Instituto Federal do Acre (Jifac), evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes), com apoio dos campi Baixada do Sol, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Foto 2- Jifac.png Foto 5- Miss Jifac.jpg

Em 2023, o Jifac contou com a parceria da Universidade Federal do Acre (Ufac), Fundação Elias Mansour, Fundação Garibaldi Brasil e Federação Acreana de Basquete. Além das atividades esportivas, o Jifac também conta com os concursos Miss e Mister Jifac e Miss e Mister LGBTQIAPN+ Jifac, como forma de valorizar e incentivar a participação dos 350 atletas, que participam do evento em 10 modalidades esportivas.

Outro grande evento realizado pelo Ifac, é Congresso de Ciência e Tecnologia (Conc&t), que em 2024, alcança a sua 9ª edição. O Conc&t é um evento que reúne ciência, tecnologia, arte e cultura e é realizado com a participação das unidades da instituição. Durante a realização do congresso, é possível visitar os estandes de inovação tecnológica onde se encontram os protótipos do IF Maker, e conhecer o planetário itinerante também, junto com as atividades do programa Circuito de Ciências.

Foto 3 - Conc&T.jpg Foto 4 - Expoacre.JPG

Participação em eventos externos – O Ifac e suas pró-reitorias, diretorias sistêmicas e campi participam de eventos realizados no Estado e fora do Estado, como o Viver Ciência e Expoacre, eventos organizados pelo Governo do Estado; Jogos dos Institutos Federais, com a participação da Rede Federal, apoiado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em suas fases regional (Jifen) e nacional (Jifs).

Foto 6 - OBR_Tech Week.JPG Foto 7 - Viver Ciência.JPG

Os estudantes dos campi são incentivados a participarem de Olímpiadas do Conhecimento onde têm conquistados medalhas e certificados de honra ao mérito, a exemplo das Olimpíadas de Matemática, de História, de Geografia e de Lançamentos de Foguetes.