EXTENSÃO

Ifac certifica mais de 90 mulheres e assina protocolos para novas parcerias do Programa Mulheres Mil

publicado: 15/06/2024 14h25, última modificação: 15/06/2024 18h03
Solenidade do Programa Mulheres Mil ocorreu nesta sexta-feira (14.06), no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Acre; protocolos de intenção são assinados para renovar parceria com a Prefeitura de Rio Branco e com o Gabinete da vice-governadora Mailza Assis
Mulheres Mil_14 (1).jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac), através da Pró-reitoria de Extensão (Proex), realizou na sexta-feira (14.06), a certificação de mais de 90 mulheres das turmas do primeiro bloco dos cursos de Assistente de Recursos Humanos e Operador de Supermercados do Programa Mulheres Mil, ofertadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Branco.

Na mesma solenidade, o Ifac assinou assinou um protocolo de intenções com o Gabinete da vice-governadora Mailza Assis, para ampliar a quantidade de vagas com apoio do governo do Estado, bem como foi assinado um protocolo de intenções para aditivar o Termo de Cooperação Técnica  com a Prefeitura de Rio Branco para dar continuidade às ações no município.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch de Oliveira, o primeiro bloco dos cursos Assistente de Recursos Humanos e Operador de Supermercados foi resultado da parceria com a Prefeitura de Rio Branco, e ocorreu na Casa Rosa. "Os cursos são destinados para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, em vulnerabilidade social, como também beneficiárias do Programa Bolsa Família", disse.

Mulheres Mil_14 (2).jpeg Mulheres Mil_14 (7).jpeg

O Ifac disponibilizou, neste primeiro bloco, 1.008 vagas, através dos campi e a Proex está dialogando com o Governo Federal nova pactuação, para a oferta de mais 1.000 vagas. "Por isso estamos assinando esta parceria com o governo do Estado, através do gabinete da vice-governadora, e reforçando o Termo de Cooperação existente  com a Prefeitura de Rio Branco", destacou o pró-reitor de Extensão.

Representando a reitora Rosana Cavalcante dos Santos, que encontrava-se participando da reunião do Conif, Ubiracy Dantas, destacou o papel do Ifac na oferta dos cursos através do Programa Mulheres Mil, que é uma ação do Ministério da Educação (MEC), proporcionando a qualificação das mulheres participantes. “A reitora Rosana Cavalcante não está presente, mas tem sido uma incentivadora deste programa. Às certificandas, espero que essa formação seja uma chave para abrir portas na vida de vocês. Que seja a primeira de  muitas chaves que o conhecimento traz”.

A mesa diretiva teve, também, as presenças da corregedora Geral da Defensoria Pública do Estado, Roberta de Paula Caminha Melo, e da juíza da 2ª Vara de Proteção às Mulheres, Louise Santana. A corregedora Roberta Melo disse que a presença da Defensoria Pública no evento, é uma demonstração do respeito às instituições que ofertam cursos de qualificação para as mulheres.

"É muito importante participar deste evento, que é um programa de empoderamento da mulher, que transforma a realidade social das participantes. E a Defensoria Pública do estado, que tem essa missão dos direitos humanos, sempre vai estar presente, sendo parceiro, e contribuindo para que cada vez mais mulheres possam modificar a sua realidade social, ter sua autonomia e independência.. O Ifac e as instituições parceiras estão de parabéns por esta iniciativa tão positiva em prol da nossa sociedade", disse a corregedora.

Equipe do Programa Mulheres Mil da Pró-reitoria de Extensão

Parceiros do Programa Mulheres Mil - Em seu pronunciamento, a  vice-governadora  Mailza Assis disse que o governo do Estado acredita nas parcerias que têm como objetivo comum, que seja ampliar a garantia de direitos e empoderamento feminino. “Unidos, alcançamos mais pessoas, e é por isso que essa colaboração junto ao Ifac será de grande ajuda no acesso a serviços que irão contribuir ainda mais com todo o trabalho que já é realizado pelo nosso governador, no desenvolvimento humano às mulheres acreanas”, disse.

Mulheres Mil_14 (4).jpeg Mulheres Mil_14 (5).jpeg

O prefeito Tião Bocalom, assinou o protocolo de intenções ao lado do secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Wellington Divino Chaves de Souza. Acompanhando o prefeito estavam a diretora de Direitos Humanos, Rilha Freze, e a diretora da Divisão Casa Rosa Mulher, Danielle Santana. O prefeito destacou que a equipe da prefeitura trabalha integrada para proporcionar de fato e na prática, a transformação na vida dessas mulheres. "Vamos continuar trabalhando de forma compartilhada para ter uma Rio Branco, um estado mais próspero para as famílias".

Agradecimento - A oradora da turma A, do curso de Assistente de Recursos Humanos, turno matutino, Edilma Souza de Jesus, em seu discurso agradeceu aos representantes das instituições que proporcionaram para que todas pudessem participar dos cursos. "Hoje concluímos mais uma etapa de nossas vidas e é apenas uma de tantas vitórias que estarão por vir. Obrigado aos órgãos que contribuíram para a oferta dos cursos".