14 ANOS

Ifac comemora 14 anos com homenagem a ex-servidor e inauguração de refeitório

publicado: 24/06/2024 19h00, última modificação: 25/06/2024 16h43
O homenageado, prof. Sérgio Flórido, recebeu placa de homenagem especial pelos relevantes serviços prestados na instalação do Ifac e como diretor de quatro campi
Capa_14 anos.JPG

- Foto: Adma Costa/Ifac

O Instituto Federal do Acre (Ifac) completou, na sexta-feira (21/06), 14 anos realizando a cerimônia no auditório da Reitoria, em comemoração a data, como parte da campanha Evoluindo Sempre, transformando sonhos em realizações. Estiveram presentes ao evento servidores da Reitoria e representantes dos campi, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE/Ifac), João Bosco, e do Sinasefe-Seção AC, Alana Chocorosqui.

14 anos (1).JPG 14 anos (2).JPG

A cerimônia foi marcada pela emoção durante a homenagem ao prof. Sérgio Guimarães da Costa Flórido, servidor que se aposentou, pela segunda vez na Rede Federal, e que teve atuação importante desde o início da organização da instituição no Estado, em 2008/2009.

14 anos (3).JPG 14 anos (6).JPG

Servidor aposentado da antiga Escola Técnica de Pernambuco, o homenageado retornou a ativa para contribuir no início da implantação do Ifac, onde trabalhou até 2022. Neste período, exerceu o cargo de diretor-geral dos campi Sena Madureira, Xapuri, Tarauacá e Baixada do Sol/Transacreana.

A reitora Rosana Cavalcante, que entregou a placa de homenagem especial, falou da emoção de participar da solenidade. "Estou com o coração transbordando de alegria, neste dia tão especial, 21 de junho de 2024, quando o Instituto Federal do Acre comemora seus jovens 14 anos e prestamos uma homenagem tocante a uma das figuras mais queridas do Ifac, o professor Sérgio Flórido".

14 anos (7).JPG 14 anos (10).JPG

Depoimentos de servidores dos campi - Além da reitora, participaram da homenagem as servidoras Tamara Smoly, representando os servidores do campus Tarauacá, Eliana Pereira de Oliveira, representando os servidores do campus Xapuri, e o diretor-geral do campus Baixada do Sol (Transacreana), Mario Fadell, que sucedeu o homenageado na unidade.

Os representantes dos campi e que conviveram na gestão do prof. Sérgio Flórido, relataram experiências e histórias que engrandecem a figura do homenageado. Tamara Smoly, por exemplo, destacou que existem histórias memoráveis para os que tiveram a honra de ter a alegria de conviver, trabalhando com o prof. Sérgio.

14 anos (8).jpeg 14 anos (9).jpeg

Ela lembrou a figura compreensiva, mas decisiva, durante um episódio no campus Tarauacá. "Certa vez, após a equipe pedagógica, conselho de classe e todas as tentativas de recursos possíveis já terem sido feitas com um estudante, chegamos na sala onde o prof. Sérgio estava, para comunicá-lo sobre a suspensão do estudante e do prof. Sérgio respondeu:
- Não, não vão suspender, deixa o menino aqui, vai me ajudar uns dias aqui na Direção..."

Outras características foram relatadas, dentre as quais a personalidade do ex-diretor: pessoa de extrema simplicidade, amável, sempre disposto a ouvir. "Gosta de arte, literatura, e dizem que até é músico, porque tem uma foto dele tocando cavaquinho em uma confraternização do campus Tarauacá".

Após a solenidade no auditório, os servidores foram convidados a cantar o parabéns e acompanhar o descerramento da placa de inauguração do refeitório da Reitoria. A obra é um dos vários espaços destinados aos servidores no prédio da Reitoria, inaugurado em 26 de outubro de 2023.

14 anos (4).JPG 14 anos (5).JPG

A reitora Rosana Cavalcante fez questão de inaugurar, justamente no dia em que prestou homenagem ao prof. Sérgio. "O Ifac não é feito apenas de estruturas físicas, como os campi e este belíssimo prédio da Reitoria. Aqui tem pessoas, servidores que contribuem para o crescimento de nossa instituição e nada mais justo que inaugurar este refeitório, para os nossos servidores, junto com esta homenagem".

Fotos: Adma Costa/Ifac