Notícias

14 ANOS - 3ª FASE

Ifac completa 14 anos com sedes próprias dos campi e Reitoria

publicado: 21/06/2024 07h13, última modificação: 21/06/2024 07h46
Além da Reitoria, o Instituto Federal do Acre atende o Estado com seis campi, todos com sedes próprias, sendo duas unidades em Rio Branco, e uma nos municípios de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri
Capa – Tarauacá_antes.jpg

A campanha Evoluindo Sempre, transformando sonhos em realizações, em homenagem ao aniversário da instituição também encerada com um resumo, em duas partes, das inúmeras obras que atendem as cinco regionais administrativas do Estado, com seis campi que juntas, ofertam 34 cursos técnicos (integrados e subsequentes), 17 cursos superiores, além de especializações e mestrados. 

Aos 14 anos, completados nesta sexta-feira (21/06) data escolhida simbolicamente pela posse dos primeiros servidores da instituição, o Ifac comemora com mais de sete mil alunos e 800 servidores, entre docentes e técnicos administrativos, a entrega de obras importantes, como a construção dos ginásios poliesportivos dos campi Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Baixada do Sol (Transacreana); o novo bloco de salas de aulas do campus Sena Madureira; e a Unidade Experimental do campus Cruzeiro do Sul.

O Ifac com um trabalho conjunto que teve recursos próprios, do Ministério da Educação (MEC/Setec) e de emendas parlamentares, realizou a reforma e construção de almoxarifado (campus Sena Madureira); a reforma e mudança do campus Baixada do Sol para a Transacreana;  a reforma do Laboratório IFMaker (Incubac/Campus Rio Branco); a execução da reforma, ampliação e reconstrução do bloco Administrativo do campus Cruzeiro do Sul; e a construção de sede própria da Reitoria.

Campus Tarauacá - O início das obras da unidade foi acompanhada pela reitora Rosana Cavalcante, no dia 27 abril de 2014, logo após assumir como reitora pro tempore. Ainda estavam sendo realizados os serviços de terraplenagem, quando Rosana Cavalcante, acompanhada pelo então assessor Especial da Reitoria, Fábio Storch de Oliveira, e pela diretora de Obras e Infraestrutura (Diroi), Janara Vasconcelos, visitou a obra.

Foto 5 - Tarauacá_antes.jpg  Foto 6 – Tarauacá_depois.jpg

Na inauguração, realizada no dia 27 de maio de 2016, a reitora lembrou que a sede própria daquela unidade era uma obra que muito a orgulhava, pelo que representava ao Ifac: foi o primeiro campus construído na sua gestão. Durante a solenidade o Grupo Pinu Huia Keneya do povo Kaxinawá (Huni-Kuin) teve uma apresentação especial e o Coral do campus Tarauacá. Representante o Ministério da Educação (MEC), o assessor na Setec, Rafael Almada, participou da inauguração.

No mesmo campus, o Ifac construiu o refeitório, projeto premiado e selecionado para compor o Guia do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para Agenda 2030 que reúne 51 projetos brasileiros que estão de acordo com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). A emprea AP Arquitetos foi a responsável pela elaboração do projeto.

Outra obra que está sendo realizada no campus Tarauacá, é o ginásio poliesportivo. Em fase final a obra está sendo construída com recursos de emendas parlamentares do deputado federal Jesus Sérgio, que liberou verbas para as 1ª e 2ª fases. A previsão de inauguração é para o segundo semestre de 2024.

Campus Sena Madureira – A sede própria do campus Sena Madureira foi inaugurado no dia 10 de maio de 2018, após retomada das obras pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam). O processo de conclusão da obra, iniciada em 2011, teve o apoio do então reitor Antônio Venâncio (in memoriam), que atendeu a solicitação da reitora Rosana Cavalcante, para que a obra fosse concluída e atendesse uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica e da sociedade local.

Foto 1 – Sena Madureira_antes.JPG Foto 2 – Sena Madureira_depois.jpg

No dia 18 de maio de 2016, a convite da Reitoria, ocorreu uma visita à retomada dos serviços, após reunião com os servidores do campus Sena Madureira e a participação do reitor Antonio Venâncio e do Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifam, Jaime Cavalcante Alves, além da participação do reitor do IFRR, Ademar de Araújo Filho. Na reunião, foi tratado o reinício das obras e acompanhamento dos serviços.

"A participação do reitor Antonio Venâncio foi muito importante", destacou durante a visita a reitora Rosana Cavalcante, "porque foi uma demonstração da parceria existente entre o Ifac e o Ifam", então responsável pelas obras. "No final da tarde estivemos no canteiro da obra verificando o que foi realizado neste um mês e 18 dias. Fiz um agradecimento ao reitor Antonio Venâncio pelo compromisso e parceria, ao assumir a conclusão da obra, iniciada na gestão do então reitor do Ifam, João Dias", disse a reitora.

O campus conta com mais de 4,5 mil m² de área construída e possuía, na época da inauguração, nove salas de aula, sete laboratórios (biologia, física, informática, nutrição animal, química e zootecnia), além de auditório, piscina semiolímpica, biblioteca e quadra poliesportiva, e capacidade para receber até 1,2 mil estudantes.

Em 23 de novembro de 2021, o campus Sena Madureira recebeu um novo bloco de salas de aula, um depósito e a reforma do bloco administrativo.

Campus Cruzeiro do Sul - Um incêndio, ocorrido no dia 30 de abril de 2019, destruiu completamente o bloco Administrativo da unidade. A reitora Rosana Cavalcante se encontrava no campus, onde havia participado da inauguração da Unidade Experimental, construído com recursos de emenda do senador Sérgio Petecão, na segunda-feira (29) e participaria da colação de grau, na noite do incêndio.

Foto 7 – Cruzeiro do Sul_antes.jpg Foto 8 - Cruzeiro do Sul_depois.jpg

No mesmo dia do incêndio, a reitora Rosana Cavalcante já informava ao secrretário Ariosto Antunes Culau, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e solicitava audiência para buscar recursos para a reforma.

No dia 16 de janeiro de 2020 a imprensa anunciava que as obras na unidade tinham sido iniciadas e tinha investimento de mais de R$ 2 milhões. A reitora  Rosana Cavalcante, disse em entrevista que era um momento muito esperado pelos servidores, estudantes e pela comunidade. Ela destacava também que o valor investido na reforma e ampliação da unidade era resutlado da solicitação realizada ainda em 2019 e liberada pela Setec.

O bloco administrativo da unidade foi totalmente reconstruído, e o campus ainda recebeu a ampliação e construção de um bloco para garagem e almoxarifado, um estúdio audiovisual e  um estúdio de música, este último construído com recursos de emenda parlamentar da então senadora Mailza Assis, atualmente vice-governadora do Estado.