14 ANOS | 1ª FASE

Ifac supera desafios investindo em infraestrutura e equipamentos

publicado: 07/06/2024 10h48, última modificação: 10/06/2024 15h47
Mesmo com cortes orçamentários Ifac investe em infraestrutura com recursos próprios e de parcerias, que garantiram a Nota 5 em avaliação realizada pelo Inep/MEC
Foto 11 - Refeitório.JPG

No Eixo Infraestrutura, avaliado pela comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), que concedeu a Nota 5 no Recredenciamento ao Instituto Federal do Acre, foram destacadas a infraestrutura física de salas de aula, biblioteca, laboratórios e equipamentos de informática, além da infraestrutura de acessibilidade e equipamentos para o atendimento de estudantes com necessidades específicas.

Este Eixo avalia as instalações administrativas e acadêmicas, bem como os espaços de aprendizagem internos e externos, além da estrutura disponível de equipamentos, mobiliário, tecnologia da informação e demais itens necessários ao pleno funcionamento dos cursos superiores. No relatório, a comissão designada pelo MEC avaliou que todos os ambientes possuem acessibilidade por rampas e escadas, adequadamente iluminados, sinalizadas, climatizados e são higienizados diariamente, passando por avaliação periódica dos espaços e manutenção, e gerenciamento de manutenção predial.

Foto 10 - Refeitório.jpeg

Ademais, indicou que as fontes de recursos executadas demonstraram viabilidade para execução do plano de expansão e atualização, com o devido acompanhamento de metas e indicadores de desempenho, em conformidade com o PDI.

Ifac transforma desafios em oportunidades - O pró-reitor de Administração, José Claudemir, diz que, em um cenário nacional marcado por restrições orçamentárias nos últimos anos e uma tendência nacional de redução nos recursos de investimento, o Ifac tem exemplificado a arte de transformar desafios em oportunidades. “Os desafios predominantes estiveram relacionados ao orçamento, destacando a constante necessidade de estabelecer prioridades e adotar práticas de gestão eficientes que permitissem o avanço de nossos projetos institucionais, notadamente na parte de infraestrutura e estruturação dos campi”.

Foto 1 - Ginásio.JPG Foto 2 - Ginásio.jpg

O pró-reitor diz ainda que, com um quadro de pessoal reduzido, principalmente no setor de engenharia, e recursos limitados, a gestão do Ifac demonstrou uma habilidade excepcional em articular e buscar linhas de crédito extra Loa, além de manter uma colaboração efetiva com nossa bancada federal que, ao longo do período de 2014 a 2022, aportou cerca de R$ 21 milhões de reais. “Apesar de todos os desafios, o Ifac vivenciou conquistas significativas, avançando principalmente na ampliação e melhoria de todos os campi, que de forma direta tem contribuído para melhorar a qualidade do ensino e ampliar a oportunidades educacionais”.

Foto 5 - Biblioteca.jpeg Foto 6 - Biblioteca.JPG

“Este esforço conjunto permitiu que fossem realizados investimentos estratégicos em infraestrutura em todas as unidades do Ifac indistintamente.  Além da construção, ampliação e reforma de espaços, os Campi tiveram seus laboratórios, salas de aulas e os espaços administrativos estruturados com os mais diversos equipamentos e mobiliários necessários ao bom andamento das atividades acadêmicas e administrativas”, afirma José Claudemir.

Investimentos planejados - A busca incessante de novas linhas de crédito para ampliar o orçamento do Instituto Federal do Acre tem sido uma das marcas desta gestão, de modo a garantir de forma equitativa que cada unidade possa continuar a oferecer uma educação de qualidade com estruturas adequadas, sempre pautando seus planejamentos nas demandas mais importantes e estruturantes, mas sem perder de foco daquelas que requerem intervenções a curto prazo.

Foto 3 - Auditório.JPG Foto 4 - Auditório.jpg

Nos últimos 10 anos destacam-se os investimentos na construção e estruturação das sedes próprias de todos os campi; construção de ginásios/quadras poliesportivas; reconstrução do Bloco Administrativo do Campus Cruzeiro do Sul; construção e reforma de laboratórios; construção de espaços de convivência; construção de estúdio de música; construção de salas de aulas; construção de unidades experimentais; reforma de refeitórios; construção de bibliotecas, dentre outros.

Foto 9 - Laboratório.JPG Foto 7 - Incubadora.jpeg

Foto 8 - Área de convivência.jpg