Notícias

14 ANOS | 1ª FASE

Nota 5 no Recredenciamento reflete trabalho conjunto e amadurecimento institucional

publicado: 05/06/2024 09h34, última modificação: 10/06/2024 15h46
Pró-reitora de Ensino, Paola Alvarez, diz que o Planejamento e a Avaliação Institucional, refletem a evolução nos processos institucionais e que foram avaliados positivamente pelo Inep/MEC
Primeira CPA (2015)1.jpg

"O conceito máximo em excelência na Educação Superior vem coroar um longo e árduo processo de trabalho conjunto, que reflete o amadurecimento das políticas institucionais no Ifac", diz a pró-reitora de Ensino, e primeira integrante da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Paola Alvarez, acerca da Nota 5, obtida pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), na avaliação do Recredenciamento, em dezembro de 2021.

"Embora a ênfase sejam os cursos de graduação e pós-graduação, este não é um resultado exclusivo do Ensino ou de uma área específica, pois as dimensões de avaliação contemplam instâncias de gestão, infraestrutura, documentos e outra série de recursos e ações, para além das políticas acadêmicas, mobilizando os setores estratégicos da instituição", enfatiza a pró-reitora.

O eixo Planejamento e Avaliação Institucional, segundo Paola Alvarez, avalia a articulação entre o planejamento e os processos de avaliação institucional, contemplando especialmente, a criação, em 2015, e o funcionamento da Comissão Própria de Avaliação (CPA), instância obrigatória para a oferta de cursos superiores.

Reunião da CPA1.jpg

"O trabalho da CPA está hoje consolidado e, atualmente, se faz presente de forma organizada nos documentos referenciais de planejamento e instâncias decisórias, nos campi e reitoria. Esta é uma história escrita por muitos e uma conquista de todos!", destaca Paola Alvarez.

Participação dos segmentos - No Eixo Planejamento e Avaliação Institucional, diz a pró-reitora, foram avaliados a evolução institucional a partir do processo de autoavaliação, referentes à participação da comunidade interna, socialização dos resultados e produção dos relatórios da CPA, publicados anualmente na plataforma e-MEC.

"Em 2015, tive a honra de integrar a primeira Comissão Própria de Avaliação, e hoje, com muito orgulho, testemunho os frutos do processo de autoavaliação institucional desenvolvido pelos membros que nos sucederam", diz Paola Alvarez.

CPA nos campi1.jpg Resultados da CPA1.jpg

Durante a avaliação para o Recredenciamento, que tem validade de 10 anos, ganharam destaque no Ifac o pleno funcionamento da comissão desde sua criação, em um trabalho de pesquisa e socialização dos resultados, envolvendo todos segmentos de representatividade (interno e externo), para proposições de melhorias no âmbito das dez dimensões de avaliação institucional.

Em seu relatório final, a comissão instituída pelo MEC citou que houve considerável evolução em relação aos processos de Planejamento e Avaliação Institucional que são apropriados pelos gestores, docentes e discentes, ressaltando que os relatórios produzidos pela CPA apresentam de forma clara os resultados, análises, reflexões e proposições que subsidiam os planejamentos, sendo observáveis as mudanças em decorrência dos resultados.