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14 ANOS | 1ª FASE
Participação da comunidade e incentivo à qualificação garantem a nota 5 ao Ifac
O Eixo Políticas de Gestão avalia a promoção e o funcionamento da instituição no que se refere à titulação do corpo docente; política de capacitação docente e formação continuada; política de capacitação e formação continuada para o corpo técnico-administrativo; processos de gestão institucional; sustentabilidade financeira: relação com o desenvolvimento institucional e participação da comunidade interna.
Durante a avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2021, ganharam destaque no Ifac a política de qualificação de servidores, que elevou a titulação de docentes e técnicos-administrativos, evidenciando naquele ano, o percentual de 95,5% de docentes com titulação obtida por meio de programas de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado).
Em continuidade, o fomento e apoio à formação continuada, contemplando servidores dos campi e Reitoria, nas mais diversas áreas, por meio de capacitações promovidas e apoio à participação em eventos técnico-científicos.
Conselho Superior e Colégio de Dirigentes - Neste eixo, também se destacaram a criação e o efetivo funcionamento de órgãos colegiados que fundamentam decisões institucionais, como Conselho Superior e Colégio de Dirigentes, bem como de instâncias consultivas e deliberativas que agregam participação dos segmentos da comunidade acadêmica, como Conselhos de Campus, Colegiados de Curso e demais comissões e comitês de assessoramento.
A Comissão de Avaliação do Inep, após avaliar todos os itens deste eixo, evidenciaram que a gestão institucional do Instituto Federal do Acre (Ifac) atende satisfatoriamente, considerando uma análise sistêmica e global dos aspectos de autonomia e representatividade.
Prioridades em 2014 - A reitora Rosana Cavalcante dos Santos, com relação a este eixo, destaca que ao tomar posse, em 2014, adotou três providências imediatas: garantir a posse dos membros do Conselho Superior (Consu), a transmissão no canal do Ifac no YouTube das reuniões do Consu e a orientação de que os pagamentos dos auxílios aos estudantes fossem priorizados.
Além disso, disse Rosana Cavalcante, a Política de Qualificação dos servidores contribuiu para que o Ifac alcançasse excelentes indicadores e que resultou na Nota 5. "Uma das prioridades da gestão foi garantir que nossos servidores continuassem seus estudos garantindo a titulação em cursos de mestrado e doutorado".