14 ANOS | 1ª FASE

Pensando no futuro: Planejamento Estratégico (2017-2036) apontam caminhos a serem seguidos

publicado: 06/06/2024 10h42, última modificação: 10/06/2024 15h47
Foto 4 - Cruzeiro do Sul1.jpg

Na obtenção da Nota 5 no Recredenciamento realizado em 2021, um dos eixos avaliados pela comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), foi o Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Acre (Ifac).

No relatório de avaliação, a comissão designada pelo MEC citou que o Ifac, em seu documento vigente, PDI 2020-2024 está alinhado ao Plano Estratégico 2017 - 2036, apresentando suas metas e os objetivos muito bem implantados, articulados com a missão e com os resultados do processo de avaliação institucional.

O eixo Desenvolvimento Institucional avalia a previsão e o desenvolvimento das políticas institucionais nos documentos referenciais, considerando: missão, objetivos, metas e valores institucionais; articulação do PDI com políticas acadêmicas.

Foto 1 - Equipe1.jpg

"A implementação do planejamento estratégico e a estruturação da pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento institucional (Prodin), como a conhecemos hoje foram um divisor de águas para que pudéssemos alcançar o conceito máximo no Eixo Desenvolvimento Institucional", destaca o pró-reitor Ubiracy da Silva Dantas.

Políticas acadêmicas - Dentre as políticas acadêmicas avaliadas durante a visita dos avaliadores, estão o planejamento didático-instrucional e política de ensino de graduação e de pós-graduação; práticas de pesquisa ou iniciação científica; de inovação tecnológica e de desenvolvimento artístico, cultural, bem como de diversidade e meio ambiente, além de políticas institucionais voltadas ao desenvolvimento econômico e à responsabilidade social.

Foto 2 - Tarauacá1.jpg Foto 3 - Xapuri1.jpg

Nesta avaliação, ganharam destaque o planejamento e o cumprimento das políticas institucionais, evidenciando que as metas e objetivos dispostos no PDI estão em perfeita consonância com a missão, a visão e os valores do IFAC e traduzem-se em ações internas transversais nos cursos, por meio dos projetos de responsabilidade social.

"A elaboração e implementação do Planejamento Estratégico com horizonte de 20 anos explicita a razão de ser da instituição aponta os caminhos a serem seguidos, norteando a implementação de políticas institucionais delimitando espaço e o tempo em que ocorrerão. Além disso, o PDI vigente foi pensado com total alinhamento ao Planejamento Estratégico", conclui Ubiracy Dantas.