14 ANOS | 1ª FASE

Políticas acadêmicas: articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão

publicado: 08/06/2024 09h02, última modificação: 10/06/2024 15h48
Avaliadores do Inep destacaram no Recredenciamento, em 2021, o funcionamento de laboratórios de pesquisa em ensino, programas de iniciação científica e iniciação à docência, e práticas exitosas como programas PIBID e Residência Pedagógica e a realização de eventos próprio de divulgação científica
Incubac1.jpeg

Na penúltima matéria da Série Nota 5 obtida pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) no Recredenciamento, a Campanha Evoluindo Sempre, transformando sonhos em realizações, mostra os critérios avaliados no Eixo Políticas Acadêmicas - Articulação Ensino, Pesquisa e Extensão.

Este eixo representa as políticas acadêmicas e ações administrativas voltadas à formação do estudante e entre outros itens, são avaliadas as políticas de ensino, de pesquisa, de extensão, e as ações acadêmico-administrativas para os cursos de graduação e pós-graduação.

A comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avaliou a comunicação com a comunidade interna e externa; políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a extensão e a pesquisa (ou iniciação científica), a inovação tecnológica e o desenvolvimento artístico e cultural; além de políticas institucionais e ações de estímulo e difusão para a produção acadêmica docente.

Foto 1 - Desafio de Ideias.jpeg

Aprendizagem além da sala de aula - Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Herika Montilha,  diz que no Ifac, a verdadeira aprendizagem vai além da sala de aula. "É por isso que a instituição investe em projetos de pesquisa, empreendedorismo e inovação que permitem aos nossos estudantes vivenciar o conhecimento na prática".

"Cada projeto de pesquisa, cada iniciativa de empreendedorismo, inovação e cada programa de pós-graduação é uma oportunidade única para nossos alunos se tornarem protagonistas de sua própria formação, desenvolvendo habilidades que vão muito além do currículo tradicional", enfatiza a pró-reitora.

Na avaliação do Inpe, ganharam destaque no Ifac o funcionamento de laboratórios de pesquisa em ensino que atendem aos cursos de Licenciatura, programas de iniciação científica e iniciação à docência. "Aqui, no Ifac, nossos estudantes não apenas aprendem, eles vivenciam, criam, inovam e transformam o mundo ao seu redor!", destaca Herika Montilha.

Foto 2 - Equipe ConC&T.jpeg Foto 3 - Stand Conc&T.jpeg

Na parte de práticas exitosas, os avaliadores destacaram a manutenção dos programas   Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica nos cursos de Licenciatura, e a realização de evento próprio de divulgação científica com publicação de Anais do Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac (ConC&T), além do amplo incentivo aos projetos de extensão por meio de editais de fluxo contínuo com apoio financeiro aos extensionistas.