Notícias
14 ANOS | 1ª FASE
Políticas acadêmicas: articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão
Na penúltima matéria da Série Nota 5 obtida pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) no Recredenciamento, a Campanha Evoluindo Sempre, transformando sonhos em realizações, mostra os critérios avaliados no Eixo Políticas Acadêmicas - Articulação Ensino, Pesquisa e Extensão.
Este eixo representa as políticas acadêmicas e ações administrativas voltadas à formação do estudante e entre outros itens, são avaliadas as políticas de ensino, de pesquisa, de extensão, e as ações acadêmico-administrativas para os cursos de graduação e pós-graduação.
A comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avaliou a comunicação com a comunidade interna e externa; políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a extensão e a pesquisa (ou iniciação científica), a inovação tecnológica e o desenvolvimento artístico e cultural; além de políticas institucionais e ações de estímulo e difusão para a produção acadêmica docente.
Aprendizagem além da sala de aula - Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Herika Montilha, diz que no Ifac, a verdadeira aprendizagem vai além da sala de aula. "É por isso que a instituição investe em projetos de pesquisa, empreendedorismo e inovação que permitem aos nossos estudantes vivenciar o conhecimento na prática".
"Cada projeto de pesquisa, cada iniciativa de empreendedorismo, inovação e cada programa de pós-graduação é uma oportunidade única para nossos alunos se tornarem protagonistas de sua própria formação, desenvolvendo habilidades que vão muito além do currículo tradicional", enfatiza a pró-reitora.
Na avaliação do Inpe, ganharam destaque no Ifac o funcionamento de laboratórios de pesquisa em ensino que atendem aos cursos de Licenciatura, programas de iniciação científica e iniciação à docência. "Aqui, no Ifac, nossos estudantes não apenas aprendem, eles vivenciam, criam, inovam e transformam o mundo ao seu redor!", destaca Herika Montilha.
Na parte de práticas exitosas, os avaliadores destacaram a manutenção dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica nos cursos de Licenciatura, e a realização de evento próprio de divulgação científica com publicação de Anais do Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac (ConC&T), além do amplo incentivo aos projetos de extensão por meio de editais de fluxo contínuo com apoio financeiro aos extensionistas.