Reitoria

Reunião em Brasília com entrega de carta e anúncio de recursos para os Institutos Federais

publicado: 11/06/2024 16h28, última modificação: 11/06/2024 19h53
Pleno do Conif entrega carta aberta sobre a Greve ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião ocorrida nesta segunda-feira (10.06), em Brasília
Conif entrega carta a Lula.jpg

Foto: Ricardo Stuckert

Em reunião nesta segunda-feira (10.06), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, o presidente Elias Monteiro, representando o pleno do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) entregou Carta Aberta sobre a Greve ao presidente solicitando ao governo federal que mantenha o diálogo com os representantes das categorias para que sejam atendidas as reivindicações dos servidores dos institutos Federais em greve.

Dentre as reivindicações estão a reestruturação das carreiras de técnico-administrativos e docentes; a recomposição salarial dos servidores técnicos e docentes; a revogação ou revisão das normativas que prejudicam a educação federal aprovada no período compreendido entre 2016 e 2022; e a recomposição do orçamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Na ocasião a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, entregou juntamente com a Carta do Pleno do Conif ao presidente Lula, cópia do Ofício nº 187/2024/REITORIA-IFAC encaminhado à ministra Esther Dweck. do Ministério de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, no qual a instituição demonstra apoio à mobilização dos Servidores Federais em Educação e também solicita a reanálise da IN 54/2021, editada em governo anterior.

Reitora participa da reunião em Brasília.jpeg

Recomposição Orçamentária - Durante o encontro, o ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou um plano de investimentos que prevê a ampliação do orçamento das instituições, focando tanto na expansão quanto na consolidação e recomposição orçamentária. Serão investidos R$ 5,5 bilhões para a consolidação e expansão das instituições da Rede Federal e de universidades por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Esta é a segunda vez que o governo federal anuncia recursos para a Rede Federal: no dia 12 de abril deste ano, o presidente Lula anunciou investimentos através do PAC, inclusive com a criação de 100 novos campi, dentre os quais o campus de Feijó, do Ifac. Após o anúncio, o Ifac encaminhou ao MEC, no dia 31 de maio o projeto do novo campus que deverá ser um dos 16 primeiros a receber o aporte de recursos para o início das obras.

Além disso, o Ifac recebeu recursos no valor de R$ 1,1 milhões para a recomposição orçamentária, em fevereiro deste ano, e deverá receber mais R$ 1,1 milhões, de acordo com o anúncio realizado na reunião desta segunda-feira, com o presidente Lula.