ELEIÇÃO 2024

Consu aprova regulamento da consulta para reitor e diretor-geral

publicado: 10/05/2024 17h59, última modificação: 31/05/2024 09h44
Regulamento foi aprovado na 21ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior, realizada nesta quarta-feira (08.05) estabelece utilização de votação eletrônica remota e cronograma geral da consulta à comunidade 2024
Logo_Ifac.jpeg

O Conselho Superior do Instituto Federal do Acre (Consu/Ifac), publicou, nesta sexta-feira (10.05) RESOLUÇÃO CONSU/IFAC Nº 185, DE 10 DE MAIO DE 2024, que dispõe sobre a aprovação do Regulamento do processo de consulta à comunidade para a escolha aos cargos de Reitor (a), e Diretor (a)-geral dos campi Rio Branco, Rio Branco Baixada do Sol, Sena Madureira, Xapuri, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Acesse aqui a RESOLUÇÃO CONSU/IFAC Nº 185, DE 10 DE MAIO DE 2024

O documento, aprovado pelo Conselho Superior (Consu) durante a 21ª Reunião Extraordinária, nesta quarta-feira (08.05), está publicado no Boletim de Serviço Eletrônico. A reunião foi transmitida pelo canal oficial do Ifac no YouTube.

Assista aqui a 21ª Reunião Extraordinária do Consu

O Regulamento estabelece todas as normas para a consulta à comunidade, como a composição das comissões eleitorais, as regras que os candidatos devem respeitar durante o período de campanha, além de definir como se dará a votação que, pela primeira vez será feita por meio de sistema eletrônico, permitindo o voto em trânsito e sem a necessidade de presença dos eleitores nas unidades do Ifac.

Segurança e confiabilidade do Sistema Helios Voting - O Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Ubiracy Dantas, que presidiu a reunião, destacou a segurança e confiabilidade do sistema que será utilizado no processo, o Helios Voting, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA, (MIT, na sigla em inglês). Ele disse que o Ifac utiliza o sistema Voting Helios nas eleições para a escolha dos representantes do Conselho Superior (Consu).

“O Helios Voting é um sistema de votação eletrônica auditável, com criptografia capaz de preservar em sigilo a opção dos votantes, sendo possível apenas verificar se votou ou não votou. Além disso, este sistema já passou por perícia judicial comprovando sua segurança e confiabilidade e é extremamente difundido na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, reforça o pró-reitor.

Cronograma – Com a aprovação do Regulamento pelos conselheiros ficou definido o cronograma que deverá ser seguido e que tem início com a publicação do regulamento e deflagração do Processo de Consulta Eleitoral, nesta sexta-feira (10.05).

De acordo com o cronograma, os candidatos a reitor e diretor-geral poderão fazer campanha, com visitas até as salas de aula e reunião com estudantes e servidores de 28 de junho a 08 de julho de 2024, véspera das eleições.

As datas do debate foram definidas para o período de 02 a 08 de julho. A votação será no dia 09 de julho, uma terça-feira. A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado após as 21 horas do mesmo dia.

registrado em: