REITORIA

Ifac e Fundação Oswaldo Cruz definem novas parcerias

publicado: 20/05/2024 16h34, última modificação: 20/05/2024 16h36
Propostas de ampliação de parcerias, entre as quais a inauguração do Escritório da Fundação Oswaldo Cruz/Instituto Oswaldo Cruz, no novo campus da Transacreana, são apresentadas em reunião realizada na sexta-feira (17.05)
Parceria Fiocruz_Ifac (1).jpeg

Com o objetivo de continuar a parceria exitosa entre o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), a reitora Rosana Cavalcante dos Santos reuniu, na última sexta-feira (17.05), com a diretora Tania Araujo-Jorge e Paulo Sérgio D'Andrea, vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC/Fiocruz.

Na pauta, dentre outros temas abordados, está a inauguração do escritório da Fiocruz/IOC no novo Campus Baixada do Sol, na Transacreana, unidade do Ifac recém-inaugurada. Ainda foi alinhado o encerramento do acordo de cooperação que possibilitou que docentes do Ifac participassem do Doutoramento em Ciência, Tecnologia e Educação na Amazônia.

Além disso, e projetando ações futuras as duas instituições alinharam a assinatura de um novo acordo de cooperação, com proposta de parceria em pós-graduação na área de Biodiversidade e saúde (Mestrado e Doutorado), laboratórios de pesquisa e participação do Ifac no programa IOC 2050.

Na reunião também foi proposto a criação do observatório para transição ecológica para desenvolvimento de biodiversidade (Finep), e a possibilidade de criação de pós-graduação em biodiversidade e saúde (mestrado e doutorado).

Outro tema apresentado na reunião foi a oferta de pós-graduação de ensino em biodiversidade, saúde e mudanças climáticas, com mestrado e doutorado profissional, cuja proposta deverá ser apresentada até 9 de outubro.

Parceria Fiocruz_Ifac (2).jpeg

Participaram da reunião o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy da Silva Dantas, a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Herika Fernanda Montilha Satrapa, a coordenadora de Extensão do campus Rio Branco; Josina Maria Pontes Ribeiro,  e o docente do Campus Rio Branco e Doutorando do Ioc/Fiocruz, Vicente Bessa.