Reitoria

Ifac realiza aula inaugural do Mulheres Mil na Casa Rosa Mulher

publicado: 07/05/2024 11h30, última modificação: 07/05/2024 16h31
Instituto Federal do Acre e Prefeitura de Rio Branco são parceiros na oferta de cursos que visam a oferecer formação profissional e tecnológica voltados para mulheres em vulnerabilidade social
Aula inaugural_Casa Rosa Mulher (1).jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou, na última sexta-feira (03.05), em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Branco, a aula inaugural de mais quatro turmas dos cursos de Assistentes de Recursos Humanos e Operador de Supermercado, ofertados através no Programa Mulheres Mil, na Casa Rosa Mulher.

O Programa Mulheres Mil é uma ação do Governo Federal, executado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). No Acre, o Programa Mulheres Mil é coordenado pelo Ifac, através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e conta com parceria das Prefeituras de Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri e Cruzeiro do Sul.

A aula inaugural teve a participação da reitora Rosana Cavalcante dos Santos, do pró-reitor de Extensão, Fábio Storch de Oliveira, e da equipe coordenadora do programa, representando o Instituto Federal do Acre; do secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Wellington Divino Chaves de Souza, representando o prefeito Tião Bocalom, a diretora de Direitos Humanos Rila Freze, e da coordenadora da Casa Rosa Mulher, Danielle Santana.

Aula inaugural_Casa Rosa Mulher (2).jpeg Aula inaugural_Casa Rosa Mulher (3).jpeg

Com os novos cursos o Ifac ofertará qualificação profissional para 120 alunas, selecionadas pela Casa Rosa Mulher. As aulas serão realizadas no próprio espaço da Casa Rosa Mulher, localizada no Segundo Distrito de Rio Branco. As alunas serão contempladas com bolsas no valor de 560 reais.

30 anos da Casa Rosa Mulher - Durante o evento, foram destacados os 30 anos de existência da Casa Rosa Mulher, que é um centro de referência nos atendimentos psicológicos, jurídicos e de assistência social, além de cursos profissionalizantes gratuitos, oferecidos a mulheres em vulnerabilidade social.

A Casa Rosa Mulher é um espaço de acolhimento e referência para mulheres vítimas de violência doméstica, e possui uma equipe técnica multidisciplinar com assistente social, advogadas, psicólogas e pessoal de apoio, preparada para acolher e prestar o devido atendimento aos mais diversos casos de violência sofrida por mulheres.

Após a aula inaugural, realizada na Praça da Juventude do Segundo Distrito, a reitora Rosana Cavalcante dos Santos, acompanhada do Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch de Oliveira, fizeram uma visita aos espaços onde são ofertados os cursos nas instalações da Casa Rosa Mulher.

Aula inaugural_Casa Rosa Mulher (5).jpeg Aula inaugural_Casa Rosa Mulher (4).jpeg

Mulheres Mil - O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído nacionalmente em 2011 e é fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

O objetivo do programa é promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Ao ser instituído nacionalmente por meio da Portaria nº 1.015 de 21 de julho de 2011 do MEC e se transformar em programa de cobertura nacional, o Programa Nacional Mulheres Mil amplia também seu escopo inicial de oferta de educação profissional e tecnológica. Além dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) e qualificação profissional, inclui em sua oferta os cursos de educação profissional técnica de nível médio.