REITORIA

Reitores dos IFs do Norte apresentam pautas à Bancada Federal

publicado: 09/05/2024 14h10, última modificação: 26/05/2024 21h20
A pauta principal foi o Custo Amazônia, mas os reitores apresentaram pontos como a reestruturação da carreira de servidores e Adicional de Fronteira
Reunião bancada do Norte.jpeg

Os reitores dos Instituto Federais do Acre, Rosana Cavalcante dos Santos; do Amapá, Romaro Silva; do Amazonas, Jaime Cavalcante Alves; de Rondônia, Moisés José Rosa Souza; e do Pará, Ana Paula Palheta Santana, estiveram reunidos nesta quarta-feira (08.05), com parlamentares da Região Norte no Congresso Nacional.

Os reitores foram recebidos pelo presidente da Bancada, deputado federal Sidney Leite (PSD/AM), a quem apresentaram as pautas conjuntas, que incluem entre outros temas, o Custo Amazônia, Adicional de Fronteira e a reestruturação da carreira dos servidores da Educação, que atuam nos Institutos Federais.

Além disso, os reitores pediram o apoio da bancada junto ao Ministério da Educação (MEC) para avanços nos debates sobre a Regulamentação do Adicional de Fronteiras, Adicional de Penosidade, um adicional que deve ser pago ao profissional cujas atividades exigem maior grau de sacrifício, ocasionando algum tipo de sofrimento para ele, seja físico ou mental.

Outro assunto apresentado aos parlamentares foi o apoio para inclusão no Orçamento de 2025, do aumento de 20 a 30%, referente ao fator amazônico, cujo estudo feito pelos reitores da Região, foi apresentado na reunião.

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, destacou a importância da visita à Bancada. “É um momento especial, em que estive juntamente com os reitores do Norte com os deputados federais da Região, para fortalecer nossa união em prol de importantes questões, como o Custo Amazônia, o Adicional de Fronteira, entre outras agendas significativas para os Institutos Federais do Norte”.