Notícias
Reitora destaca criação do novo campus do Ifac em Feijó
Em solenidade realizada nesta terça-feira (12/03), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado dos ministros Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil), em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, anunciou a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).
A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, participou da solenidade e destacou que a criação de uma nova unidade da Rede Federal no Acre representa o compromisso do Governo Federal com uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. “Saber que o Acre está contemplado entre os Estados que vão receber novos campi da Rede Federal é um privilégio. É reflexo de uma gestão que preza pela educação e tem como foco um futuro pautado no ensino, no profissionalismo da sociedade e na oferta de oportunidades”.
Ainda de acordo com Rosana Cavalcante dos Santos, o anúncio do novo campus em Feijó, representa o início de um novo ciclo para o Ifac, visto que nos últimos anos a instituição se dedicou em consolidar a Rede Federal no Acre, por meio de políticas educacionais e entrega de sedes próprias para todas as unidades da instituição.
“Hoje, os seis campi do Ifac e a unidade da Reitoria têm casa própria. São estruturas que, juntas às práticas de ensino, pesquisa e extensão, e políticas institucionais, garantem qualidade a cada aluno e aluna do Ifac. São espaços com infraestrutura para atender a necessidade de cada região acreana e as formações ofertadas conforme os diversos eixos tecnológicos dos cursos disponibilizados pelo Ifac”.
A reitora do Ifac ainda disse que a nova unidade representa mais oferta de vagas para o Acre, mas que continuará atuando junto ao Ministério da Educação (MEC) e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) para que novos campi sejam criados no Estado. “Com a chegada de mais uma unidade, com certeza, será possível garantir a ampliação e interiorização da oferta de educação profissional e tecnológica no Acre, mas continuaremos a luta para que novos campi sejam criados no nosso Estado”, destacou a reitora do Ifac.
Ifac - Criado em dezembro de 2008, pela Lei nº 11.892, o Instituto Federal do Acre entra em efetivo funcionamento no ano de 2010, a partir da posse coletiva dos primeiros servidores e início da oferta de cursos técnicos, nos municípios de Xapuri, Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. As unidades da Baixada do Sol e Tarauacá terão as atividades iniciadas nos anos de 2012 e 2014, respectivamente.
Atualmente, o Ifac conta com mais de 6 mil estudantes no Acre, em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Com mais uma unidade da Rede Federal sendo construída no Estado, a expectativa é de ampliação educacional e capacitação técnica de ainda mais pessoas.
Conheça o município de Feijó - Município localizado na regional Tarauacá-Envira, atualmente conta com uma população de, aproximadamente, 35 mil habitantes, que sobrevivem do pequeno comércio e atividades agrícolas. Segundo o último censo, em torno de 49,74% da população do município reside na zona rural, sendo que destes, boa parte vive nas margens dos rios que cortam o seu território, os chamados ribeirinhos.
Nas proximidades também estão situados territórios indígenas, população predominante na regional Tarauacá-Envira. Assim, a implantação de um novo campus no município visa, especialmente, o atendimento às populações tradicionais, como população do campo, ribeirinhos e indígenas. Não há ofertas regulares de educação técnica ou superior no município, salvo ações pontuais, com acesso restrito, via programas de fomento, o que não consegue atender à especificidade da demanda dessas comunidades.