Notícias

Ensino

Equipes do Ifac são medalha de ouro na Jornada de Foguetes

publicado: 31/10/2024 12h39, última modificação: 01/11/2024 12h42
Alunos dos campi Cruzeiro do Sul e Rio Branco se destacaram na fase nacional da competição, realizada em Barra do Piraí - RJ
jornada de foguetes rio branco (3).jpeg

Equipe do Campus Rio Branco participou da 52ª Jornada de Foguetes

Em agosto e setembro deste ano, foi realizada a etapa nacional da Jornada de Foguetes, na cidade de Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro. O evento reúne as equipes que tiveram melhor desempenho nas etapas estaduais da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), em todo o Brasil. Participando com três equipes, os alunos do Instituto Federal do Acre conquistaram medalhas de ouro e prata na competição.

Entre os dias 12 a 15 de agosto, foi realizada a 52ª Jornada de Foguetes na qual o Ifac participou com uma equipe do Campus Rio Branco, formada pelos estudantes Aline Gabriele Chaves, João Paulo Souza Chaves e Maria Luiza Chaves Souza. A equipe foi acompanhada pelo professor Wilson Sales. O foguete lançado pela equipe durante a jornada de foguetes alcançou mais de 200 metros, com isso os alunos foram premiados com a medalha de ouro.

Outra equipe representando o Ifac que conquistou a medalha de ouro foi a Ômega, formada pelos alunos Abraão Moura, Álan Alencar e Kauã Silva, do Campus Cruzeiro do Sul. Eles participaram da 54° Jornada de Foguetes, que ocorreu entre os dias 09 e 12 de setembro. A equipe, orientada pelo professor Manoel Filho com a colaboração do professor Marcos Antônio Martins, levou a primeira medalha do Campus Cruzeiro do Sul nesta competição.

foguetes cruzeiro.jpg

Equipe Ômega conquistou medalha inédita para o Campus Cruzeiro do Sul

Quem também esteve na fase nacional da competição foi o Campus Tarauacá, participando da 52ª Jornada de Foguetes, entre 12 e 15 de agosto. A equipe foi acompanhada pelo professor de física, Fernando Banen, é composta pelos estudantes do curso superior de Ciências Biológicas, João Victor Santiago Rêgo, Juan Kevin Quirino Cardoso e Saymon Quirino Cardoso. Eles conseguiram a medalha de prata pelo lançamento do foguete (mais de 100 metros) que alcançou 158,9 metros de distância. 

Os foguetes produzidos pelas equipes foram feitos com garrafa PET e lançados a partir de uma propulsão gerada por um gás que é resultado da reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio. 

Na programação do evento, além do lançamento de foguetes, os alunos participaram de oficinas de construção de foguetes e também fizeram uma apresentação oral sobre os foguetes e o lançamento realizado na etapa estadual da 18ª MOBFOG, nos campi.

foguetes tarauaca.jpeg

Equipe do Campus Tarauacá conquistou a medalha de prata na competição

A OBA e a Mobfog são olimpíadas científicas nacionais, organizadas pela Agência Espacial Brasileira e a Sociedade Astronômica Brasileira há mais de 20 anos, realizadas em todo Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio.

registrado em: