Notícias
Campus Rio Branco
Estudantes do Ifac aprendem sobre anatomia humana com óculos de realidade virtual
Na última terça-feira, dia 19 de novembro, os alunos do 2º ano A do curso técnico em Edificações estiveram no laboratório IF Maker do Campus Rio Branco para uma aula de anatomia humana singular.
Após estudarem a teoria na sala de aula e terem aulas no laboratório de anatomia humana com as peças anatômicas em tamanho real, a turma complementou o estudo dos sistemas do corpo humano com uma aula utilizando o metaverso como uma nova forma de aprender.
No Laboratório IF Maker, os estudantes tiveram a oportunidade de experimentar óculos de realidade virtual, que permitiram a eles observar com maior riqueza de detalhes as estruturas do corpo humano.
De acordo com a professora de biologia, Graciele Simoneti, a realidade virtual proporciona uma experiência imersiva incrível, permitindo explorar o corpo humano de forma detalhada. “Você pode remover, isolar, destacar, tornar transparente, aproximar, afastar e girar órgãos, músculos, ossos e outras estruturas. No coração, por exemplo, é possível ver as válvulas funcionando e até os sons.”
A professora explicou que essa abordagem está revolucionando o ensino da anatomia, proporcionando um aprendizado visual e interativo que é mais acessível e sustentável do que o uso de cadáveres tradicionais.
A aluna lyandra Evelly avaliou a experiência como única e inovadora. “Foi muito legal ver as partes dos corpo, anatomia, os nervos, o crânio, e sair tirando pedacinho por pedacinho de cada órgão. Foi muito interessante aquela realidade virtual mostrando como se a gente tivesse dentro de um consultório, fazendo cirurgia.”
Para a aluna Maria Flor “é muito legal ver que temos essa oportunidade aqui no Ifac, enquanto outras instituições os alunos ainda não tem essa tecnologia para facilitar e deixar mais prático o aprendizado. É muito bom ver esse tipo de tecnologia sendo utilizado no ensino médio”, comentou.
Com o resultado positivo da atividade, a professora Graciele Simoneti agradece ao professor William Pedrosa por disponibilizar o espaço e os óculos de realidade virtual e aos três monitores que do laboratório, Kleriston Kauã Ferreira, Anthony Gabriel da Lima Costa e Natália Brito da Silva, que foram essenciais para que todos os alunos tivessem a experiência única.
Com informações e fotos do Campus Rio Branco