Notícias
Campus Tarauacá
Ifac sedia aulas sobre criação de conteúdos e jogos digitais
O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio de suas unidades nos municípios de Tarauacá e Cruzeiro do Sul, em parceria com a Associação Moriá, oferece aulas do Projeto Jedis. A ação tem como objetivo difundir o esporte digital como modalidade desportiva e ferramenta de cidadania, além de alinhar-se à transformação digital da educação. A proposta é, portanto, garantir que os alunos, especialmente os jovens da região, desenvolvam competências essenciais para a vida adulta e para o mercado de trabalho.
O Projeto Jedis oferece cursos gratuitos nas áreas de edição de imagens, edição de vídeos e marketing digital, com foco na capacitação para áreas profissionais em alta demanda, como o marketing digital e a criação de conteúdos audiovisuais. Segundo o professor Hiroshi Odam, responsável pela coordenação de algumas atividades, o objetivo do projeto é fornecer formação integral aos participantes, para que se aprimorem na utilização das ferramentas digitais de forma produtiva e criativa.
Uma das grandes vantagens do Projeto Jedis é a estrutura completa oferecida aos alunos. O projeto disponibiliza cadeiras gamer, computadores e outros equipamentos especializados, o que possibilita acesso ao ambiente otimizado para o aprendizado e para a prática. A plataforma Jedis também oferece acesso a todo conteúdo do curso pelo período de um ano, de modo que os alunos têm a possibilidade de aprofundamento e revisão dos materiais, conforme necessário. Os cursos têm carga horária de até 80 horas, e a maioria dos participantes é formada por estudantes do Ifac, que recebem certificação ao final do programa.
A proposta do projeto é preparar os alunos para o mercado de trabalho moderno, que exige habilidades digitais, e que, simultaneamente, enfrenta escassez de profissionais qualificados em cidades interioranas, como Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Sendo assim, a formação oferecida busca suprir essa demanda local, com capacitação aos jovens em áreas como design gráfico, edição de vídeos, marketing digital, competências essenciais para o desenvolvimento econômico, cultural e social da região.
Outro destaque a ser mencionado diz respeito ao torneio de jogos eletrônicos, que ocorrerá ao final dos cursos. O evento tem gerado grande expectativa entre os alunos, sendo considerado um dos principais atrativos do projeto. Com estruturas de narração profissional, transmissão ao vivo, megaprojetor. O torneio de eSports possibilitará uma experiência imersiva para todos os participantes. De acordo com o professor Hiroshi Odam, a popularidade dos jogos eletrônicos é um grande diferencial do projeto. “Hoje, os eSports já são a terceira modalidade com maior audiência no mundo, ficando atrás apenas do futebol e do futebol americano. Esse é um dos principais atrativos para os jovens”, afirma o docente.
Com a realização dos cursos e o torneio dos jogos eletrônicos, o Projeto Jedis tem o potencial de transformar as perspectivas de muitos jovens em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, com a ampliação das oportunidades no mercado e devido incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades. Paralelamente, o projeto promove o desenvolvimento da educação digital e do esporte eletrônico nas regiões interioranas do Acre, com devido fomento à sintonia com as tendências globais nos aspectos de tecnologia e inovação.
A iniciativa assevera resultados positivos tanto para os alunos quanto para as comunidades das cidades participantes, de modo que se reforça a importância da educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade como ferramenta de transformação e inclusão no contexto digital.