Notícias

Extensão

Programa Presídios Leitores realiza roda de leitura no Ifac Campus Rio Branco

publicado: 29/11/2024 12h43, última modificação: 29/11/2024 12h43
Participantes assistiram a uma performance artística e conheceram a biblioteca da unidade; Ifac é parceiro do programa
roda de leitura presidios rio branco (1).jpg

No último domingo, 24 de novembro, o Programa Presídio Leitores realizou sua 9ª roda de leitura em Rio Branco para as pessoas em monitoramento eletrônico. O evento ocorreu no Ifac Campus Rio Branco e contou com várias atividades.

Os participantes assistiram a uma performance intitulada “Flor de mamulengo” apresentada pela artista e escritora Fátima Cordeiro, membra da Academia Acreana de Letras, que em seguida discorreu sobre sua história com os livros e a leitura e como essa experiência mudou sua vida, transformando-a em escritora. A convidada levou vários exemplares dos dois títulos de livros de sua autoria e doou para o acervo do programa e também fez sorteio entre os leitores participantes.

roda de leitura presidios rio branco (5).jpg

Após a fala da artista escritora, os leitores fizeram uma visita guiada à biblioteca do Campus Rio Branco com os bibliotecários Uéliton Trindade e Aparecida Maria. Em seguida, as bolsistas do programa compartilharam dicas de escrita com os participantes. 

Ainda durante a tarde, os participantes produziram um texto sobre suas últimas leituras e trocaram livros. 

O Programa Presídios Leitores incentiva e fomenta a leitura para ressocialização da comunidade carcerária. O objetivo é fazer com que o reeducando possa ler um livro por mês, produzindo um texto resumo que é avaliado pelo quadro de revisores do programa. A atividade pode conferir o benefício da remição de quatro dias da pena da sentença. 

roda de leitura presidios rio branco (4).jpg

As rodas de leitura com os reeducandos é um projeto piloto iniciado em 2024, dentro do Programa Presídios Leitores, que só existe no Acre. As rodas são realizadas mensalmente em um aparelho cultural diferente do município de Rio Branco. Ao todo, serão dez rodas de leitura em diferentes espaços culturais da cidade. A 10ª será na Ufac, no dia 20 de dezembro.

O projeto tem 75 inscritos. Destes, uma média de 39 leitores são participantes assíduos nas rodas de leitura na capital. Só neste grupo, já se somam mais de 220 livros lidos e produções, o que resulta em cerca de dois anos e cinco meses a menos de dias de pena no total. Do Quinarí, uma média de 38 reeducandos leitores já leram cerca de 95 livros. Isso resulta em um total de 380 dias remidos da pena.

roda de leitura presidios rio branco (3).jpg

O Ifac é uma das instituições parceiras no programa Presídios Leitores, por intermédio da vice-coordenadora, a professora Maria Ana Morais Lima. Além disso, servidores do Instituto participam do programa integrando o banco de avaliadores, e há também bibliotecários e auxiliares de biblioteca prestando assessoria voluntária. O Ifac também disponibiliza pontos para a campanha de doação de livros e apoio logístico para as ações do programa.

De acordo com a professora Maria Ana Morais, é possível observar uma mudança de postura dos participantes do programa a partir da leitura. “Quando você observa os textos escritos por eles, meses após meses, percebemos uma melhora gradual tanto na escrita quanto na postura do pensamento em relação a vida”, comentou.

roda de leitura presidios rio branco (2).jpg

Sobre o programa, a vice-coordenadora destaca que este deveria ter mais apoio pelo fato dele estar evoluindo em todo estado. “Já estamos em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Rio Branco, Quinari e indiretamente em Sena Madureira. Estamos atuando desde 2022, e o programa a cada ano está se consolidando mais. No entanto, somos um projeto de extensão e precisamos que o governo o olhe como uma política pública, assim, tanto o Instituto Federal quanto a Universidade estarão cumprindo seu papel de criar ações que vão de encontro às necessidades da comunidade”, pontuou.

O Programa Presídios Leitores é uma realização do Grupo de Investigação de Leitura e Vida (GIL), da Universidade Federal do Acre (Ufac), Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul.

É possível acompanhar as ações do programa pela página no Instagram: @presidios_leitores.programa.

Com informações e fotos do Programa Presídios Leitores

registrado em: