Campus Rio Branco

Alunas do Ifac apresentam pesquisas sobre morcegos em evento nacional

publicado: 01/10/2024 23h11, última modificação: 01/10/2024 23h11
Acadêmicas de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Campus Rio Branco, levaram os resultados de seus estudos ao 12º Congresso Brasileiro de Mastozoologia
congresso morcegos rio branco.png

Cinco alunas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Ifac Campus Rio Branco apresentaram oito trabalhos no 12º Congresso Brasileiro de Mastozoologia (CBMZ). As estudantes foram acompanhadas por um dos orientadores nos projetos, o servidor Francisco Charles dos Santos. O evento, realizado em Armação de Búzios - RJ entre os dias 23 e 27 de setembro, é a principal reunião nacional de pesquisadores de mamíferos.

Em sua 12ª edição, o congresso contou com a participação de mais de 900 pesquisadores, de 11 países. No Brasil, 24 estados estiveram representados no evento, sendo o Acre o segundo com maior número de participantes entre os estados da Região Norte, e a comitiva do Ifac os únicos representantes do Acre no evento.

A participação do Ifac no congresso é fruto de mais de dois anos de projetos de iniciação científica sobre ecologia e parasitologia de morcegos, sob orientação conjunta dos pesquisadores Richarlly Silva, Francisco Santos (Campus Transacreana), André Botelho (Campus Rio Branco) e Rair Verde (Catraia Soluções Ambientais). A parceria no treinamento e desenvolvimento de pesquisas com morcegos já resultou em 10 projetos de iniciação científica e tecnológica aprovados.

Aprendizado - A jovem pesquisadora, Thais Paiva da Silva, graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas, apresentou um estudo sobre as moscas das famílias Streblidae e Nycteribiidae, parasitas exclusivas de morcegos. Sobre a participação no congresso, ela ressaltou a importância da troca de experiências com outros pesquisadores. “Essa foi a maior oportunidade que tive na área da pesquisa. Me sinto muito grata por ter participado em um evento tão importante para a Biologia onde posso perceber ainda mais a importância de estar colaborando em uma rede de pesquisa que me inspira todos os dias a continuar minha jornada científica”, contou.

congresso morcegos rio branco (1).jpeg congresso morcegos rio branco (4).jpeg

Vera Lúcia e Ediciana Lopes acompanhadas de seu orientador durante o congresso

Aluna do 8º período de Ciências Biológicas, Vera Lúcia da Silva afirmou que a participação no congresso foi uma experiência enriquecedora. “A troca de ideias e aprendizados me ajudou a perceber a importância de estar conectada a uma rede de pesquisadores que compartilham interesses semelhantes, fortalecendo ainda mais minha jornada científica.”

Francisco Santos, orientador das alunas e doutor em Parasitologia falou sobre a importância de estar em eventos como o Congresso Brasileiro de Mastozoologia. “Participar de um congresso de alcance internacional como este é de fundamental importância como pesquisador/orientador na minha formação profissional, assim como proporcionar às bolsistas que fazem parte do nosso laboratório de pesquisa, o Laboratório de Ecologia e Parasitologia de Quirópteros, uma vivência in loco das melhores experiências do mundo científico da área que servirá para avançarmos em novas pesquisas e contribuição intelectual para a nossa região”, apontou.

Para o doutor em Ciência Animal, Rair Verde, contribuir com os projetos de pesquisa tem sido uma grande satisfação, “tanto pelo desenvolvimento dos estudos quanto pela oportunidade de colaborar na formação de futuras pesquisadoras”, contou. Ele também é CEO da empresa Catraia Soluções Ambientais que é parceira em diversos estudos científicos no Acre, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento da ciência e a formação de profissionais dedicados à conservação e sustentabilidade no Acre, conforme explicou.

André Botelho, mestre em Ecologia, destaca como a parceria na orientação das alunas é importante para o bom andamento dos projetos. “Essa soma de esforços tem contribuído para preparar as bolsistas para uma carreira acadêmica de sucesso, bem como elevar o conhecimento científico em nosso estado, como ocorreu com a apresentação dos trabalhos no 12º CBMZ.”

congresso morcegos rio branco (2).jpeg congresso morcegos rio branco (3).jpeg

Alunas em triagem de morcego capturado na RESEX Chico Mendes

Jovens cientistas - Vera Lúcia é bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) há três anos, período em que tem estudado morcegos. Ela conta da sua admiração por estes animais. “A diversidade biológica desses animais, suas incríveis habilidades de ecolocalização e seu papel fundamental nos ecossistemas despertaram em mim uma admiração ainda maior pela pesquisa.”

Outra estudante, Ediciana Pereira Lopes, bolsista Pibic há um ano falou sobre a perspectiva de seguir na área da pesquisa. “Acredito que essa experiência me proporcionará uma base sólida para dar continuidade aos meus estudos, seja através de um mestrado ou doutorado, ou mesmo na busca por oportunidades de trabalho em instituições de pesquisa ou organizações não governamentais”, garantiu.

O pesquisador Richarlly da Costa Silva, mestre em Ecologia, faz parte do time que orienta as alunas do Campus Rio Branco. Ele explica que desenvolve pesquisas com morcegos desde o início de sua graduação no ano de 2007 e destaca a importância de programas como o Pibic para o avanço da ciência. “Os programas de iniciação científica são fundamentais para a formação de novos pesquisadores, isso tem ficado evidente no desenvolvimento das alunas do curso de ciências biológicas. A produção de pesquisas, com apresentação de resultados em eventos nacionais é um diferencial importantíssimo na formação acadêmica de um pesquisador”, afirmou.

registrado em: