Campus Tarauacá

Campus Tarauacá realiza primeira Semana Acadêmica de Ciências Biológicas

publicado: 22/10/2024 17h43, última modificação: 22/10/2024 17h43
Evento foi organizado pela primeira turma do curso de licenciatura que começou a ser ofertado neste ano na unidade
semana ciencias biologicas tarauaca (1).png

O Ifac Campus Tarauacá realizou, do dia 1 a 7 de outubro, sua primeira semana acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O evento contou com palestras e oficinas sobre temas variados. Estiveram presentes os alunos de Licenciatura, que foram os anfitriões; alunos de Gestão do Agronegócio e alunos de Licenciatura em Biologia à distância do pólo da Universidade Federal do Acre (Ufac), de Tarauacá.

A semana teve início no dia 01 com a realização da cerimônia de abertura com a presença dos diretores geral e de Ensino do campus, Denis Tomio e Jaime de Lima, e do coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Igor Alves Sant’Anna.

semana ciencias biologicas tarauaca (3).pngApós a abertura, foi apresentada a palestra à distância com o tema “O pirarucu ‘invasor’, uma alternativa para a subsistência da pesca artesanal em Rondônia”, pelo professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Raniere Garcez Costa Sousa.

No dia 02, foram realizadas mais duas palestras. A primeira sobre “Automatização da coleta de características morfológicas de peixes de água doce a partir de imagens usando redes neurais convolucionais”, proferida pelo professor Wan Song Rocha  que é doutorando no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP e pesquisador colaborador no projeto Cidades Inteligentes, organizado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

semana ciencias biologicas tarauaca (4).jpeg semana ciencias biologicas tarauaca (3).jpeg

Palestra do professor Rodrigo Marciente / Estudantes com o professor Paulo Bernardes (Ufac)

Em seguida, foi apresentada uma palestra com o tema “Detecção de consolidação pulmonar em ultrassonografia utilizando Deep Learning”, pelo pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) na área de ciência de dados, José Estevam Silva e Silva. A noite foi encerrada com uma mesa redonda com a participação dos dois pesquisadores Wan Song Rocha e José Estevam Silva e Silva.

Na quinta-feira, dia 3, a programação teve início às 19h com a palestra do professor da Ufac, Paulo Sérgio Bernarde, com o tema “Pesquisando a fauna: a trajetória de um biólogo”.

Logo após um intervalo, o público assistiu a palestra do professor do Ifac Campus Cruzeiro do Sul, Rodrigo Marciente Teixeira da Silva sobre o Programa de Pesquisas em Biodiversidade: uma janela de oportunidades para a formação de jovens cientistas na Regional Envira-Tarauacá.

semana ciencias biologicas tarauaca oficinas (1).jpeg semana ciencias biologicas tarauaca oficinas (2).jpeg semana ciencias biologicas tarauaca oficinas (3).jpeg

A programação da semana acadêmica também contou com oficinas como a de produção de mudas de interesse econômico e paisagista.

Com informações e fotos da Coordenação do Curso de Ciências Biológicas

registrado em: