Campus Rio Branco

Ifac realiza etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

publicado: 08/10/2024 12h00, última modificação: 08/10/2024 12h01
O evento aconteceu em setembro durante a Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal do Acre
imagens_materias_capa - 2024-10-08T095429.836.png

Mais de 10 equipes participaram da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2024), realizada pelo Instituto Federal do Acre (Ifac). O evento, que aconteceu em setembro, durante a Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal do Acre (Ufac), reuniu estudantes de instituições estaduais públicas, de níveis fundamental e médio/técnico.

Clique aqui e confira as fotos do evento

Confira abaixo as equipes vencedoras da etapa estadual da OBR/2024:

Nível 1 (ensino fundamental):
1º lugar: SJB Robts (Clube de Robótica/SEE)

Nível 2 (ensino médio, técnico e superior):
1º lugar: Arduino_Maker (Clube de Robótica/SEE)
2º lugar: G-Force (Campus Cruzeiro do Sul/Ifac)
3º lugar: Dark Angels (Campus Rio Branco/Ifac)

Além das primeiras colocações, outras sete equipes foram premiadas nas categorias: Inovação; Melhor Programação; Dedicação; Melhor Escola Pública; Robustez; Design; e Maker.

Confira aqui o resultado da etapa estadual da OBR/2024

Durante o evento, os participantes também contaram com apresentações do projeto “Eu programo robôs”, desenvolvido por estudantes do Ifac e coordenado pelo docente William Maia, do campus Rio Branco. As atividades envolveram temáticas sobre realidade virtual, aumentada e mista.

WhatsApp Image 2024-09-17 at 10.35.37.jpeg  WhatsApp Image 2024-09-17 at 10.35.46.jpeg  WhatsApp Image 2024-09-17 at 10.35.51 (1).jpeg

“Além da OBR ser um evento que leva mais e novos conhecimentos aos participantes, também contribuiu para a disseminação da robótica no Acre, como também para o fortalecimento da educação tecnológica”, ressaltou William Maia, que também é coordenador da Olimpíada Nacional de Robótica no Acre.

A OBR/2024 contou com a participação do docente Rodrigo Silva Souza, que atuou como chefe de arbitragem na competição. Também participaram do evento o reitor do Ifac, Fábio Storch, os professores Humberto Monteiro e Pablo Caballero, organizadores da Semana de Engenharia Elétrica da Ufac, além de estudantes e demais servidores do Instituto Federal do Acre que integraram as atividades como voluntários.