Ifac recebe mais de 200 bolsas para programa de iniciação à docência

publicado: 18/10/2024 12h08, última modificação: 18/10/2024 12h16
O Instituto Federal do Acre está entre as 100 primeiras instituições de ensino do país que foram contempladas pela Capes
imagens_materias_capa (82).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está entre as 100 primeiras instituições de ensino do país que foram classificadas para receber bolsas do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

Ao todo, são 216 bolsas que serão destinadas para estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Matemática, dos campi Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Os alunos do Ifac, que serão selecionados para integrar as atividades do Pibid por meio de editais, serão contemplados com bolsas mensais durante o período de 24 meses.

WhatsApp Image 2024-10-16 at 10.44.20.jpeg  WhatsApp Image 2024-10-16 at 10.45.47 (1).jpeg  WhatsApp Image 2024-10-16 at 10.45.47.jpeg

O recebimento das bolsas pelo Ifac é resultado de projetos propostos e encaminhados por 10 docentes da instituição: Erasmo Menezes de Souza (campus Rio Branco), Francisca Iris Nunes da Silva Bezerra (campus Rio Branco), Diego Viana Melo Lima (campus Rio Branco), Pedro Hercílio de Oliveira Cavalcante (campus Rio Branco), Márcia Moreira de Ávila (campus Rio Branco), Luís Antonio de Pinho (campus Rio Branco), Bruno Gaede de Almeida (campus Cruzeiro do Sul), Marcondes de Lima Nicacio (campus Cruzeiro do Sul), Meyrecler Aglair de Oliveira Padilha (campus Cruzeiro do Sul) e Gedeel Souza dos Santos (campus Cruzeiro do Sul).

Conforme explica a professora Márcia Ávila, que também é coordenadora institucional do programa nacional no Ifac, o Pibid é um ação que valoriza a formação inicial de professores, como também incentiva os discentes de licenciaturas em atividade de ensino e pesquisa junto a estudantes de escolas estaduais.

Por meio do Programa de Iniciação à Docência, os alunos e alunas dos cursos de licenciatura têm a oportunidade, desde o 1º semestre na graduação, de conhecer e acompanhar as dinâmicas práticas de sala de aula.

“Supervisionados por professores que já atuam nas escolas estaduais parceiras, os alunos dos cursos de licenciatura do Ifac têm a oportunidade, desde o início da sua formação e através do Pibid, de estarem inseridos no dia a dia das escolas públicas. Essa participação é essencial para o aperfeiçoamento da formação e da futura docência”, ressalta Márcia Ávila.

Ainda de acordo com a coordenadora do Pibid no Ifac, o programa é também uma maneira de incentivar a permanência dos alunos de licenciatura na instituição. “Mensalmente, os alunos que participam do Pibid recebem uma bolsa no valor de R$ 700. Esse recurso também acaba sendo um incentivo e auxílio para que este futuro professor siga com sua formação”.

Pibid no Ifac

A participação do Ifac no Pibid teve início em 2013, com a elaboração dos primeiros projetos voltados para a formação de estudantes de licenciatura, tendo o ano de 2015 como marco do ingresso dos discentes do Instituto Federal do Acre nas salas de aula de diversas escolas públicas estaduais.

De lá para cá, conforme destaca Márcia Ávila, os alunos do Ifac desenvolveram várias atividades que marcaram a vivência docente, mas também os alunos de inúmeras turmas de ensino fundamental e médio no Acre. Todas essas atividades são ainda apresentadas em forma de pesquisa científica, como no caso de exposições de banner no Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac.

Dentre as ações realizadas nas escolas públicas, estão atividades como a construção de mini geradores e motores elétricos caseiros, durante as aulas de Física, ministradas por discentes do campus Sena Madureira, e a elaboração de kits para extração de DNA de legumes e plantas, por alunos do curso superior de Química do campus Xapuri.

“Cada projeto realizado ao longo desses anos permitiu que os bolsistas licenciandos do Ifac tivessem contato direto e contínuo com o ambiente escolar. Além deles contribuírem de maneira diferenciada para o ensino na comunidade escolar, também tiveram a oportunidade de perceber, de perto, a relação entre práticas e saberes da formação docente”, finalizou Márcia Ávila.