Notícias
Extensão
No Ifac, Mulheres Mil promove empoderamento e autoestima das alunas
Texto e fotos da Coordenação do Programa Mulheres Mil
Ao longo do mês de outubro, o Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, realizou a aplicação do Mapa da Vida com as alunas dos cursos do Programa Mulheres Mil. A atividade, como explica a coordenadora geral do programa no Ifac, Aldenisa Rossetto, o "Mapa da Vida" é uma ferramenta que apoia as alunas na reflexão sobre suas jornadas pessoais e profissionais, permitindo que contemplem suas histórias, desafios enfrentados e metas futuras. “Essa atividade possibilita que cada aluna tenha uma visão clara de sua trajetória, dos obstáculos superados, das conquistas alcançadas e dos objetivos que pretende atingir com o programa”, destacou Aldenisa.
De acordo com a supervisora pedagógica Mariete Buriti, o "Mapa da Vida" é uma ferramenta educacional que utiliza o resgate de memórias pessoais para promover o autoconhecimento e a reflexão. Desenvolvido de forma visual e presencial, o método permite que as alunas expressem suas histórias e aspirações por meio de palavras, imagens e desenhos. Mariete destaca que "a ideia é que, ao construir o próprio 'Mapa da Vida', as alunas se conectem mais profundamente com seus objetivos, elevem sua autoestima e desenvolvam habilidades, além de obter clareza sobre os passos necessários para alcançar o que desejam."
Alunas de Tarauacá participam da atividade
A psicóloga do campus Tarauacá, Daiana Sampaio, acrescenta que a construção do "Mapa da Vida" é uma excelente ferramenta de autorreflexão, ajudando as alunas a traçarem um panorama de suas experiências e vivências. "Ao resgatarem suas histórias, elas puderam identificar momentos significativos, desafios superados e aprendizados que moldaram quem são hoje. Elas refletiram sobre suas experiências de trabalho, tarefas domésticas e a maternidade, o que as ajudou a reconhecer a importância de cada papel que desempenham", comentou Daiana. Segundo ela, essa reflexão incentiva a valorização das contribuições que as alunas fazem em suas vidas pessoais e profissionais. Além disso, compartilhar essas histórias em grupo fortalece os laços entre as participantes, criando um ambiente de apoio mútuo.
No campus Xapuri, Maria Eduarda de Souza, aluna do curso de Operador de Supermercados, compartilhou sua experiência. “Foi maravilhoso e motivador colocar nossos sonhos no papel, compartilhar ideias e falar sobre o passado e o que queremos no futuro. O incentivo a não desistir dos nossos sonhos e aprender que o lugar da mulher é onde ela quiser é transformador. O Programa Mulheres Mil é maravilhoso e acredito que é e continuará sendo um grande apoio para todas as mulheres que desejam empreender,” disse Maria Eduarda.
Aplicação do método com alunas de Xapuri
Ela também destacou que o processo a fez refletir profundamente, percebendo que seu sonho só depende dela mesma para se tornar realidade: “Capacidade e oportunidade, eu tenho”, finalizou.
O supervisor local, Mizael Silva, destacou que as metodologias utilizadas permitiram que cada aluna se expressasse de forma livre, onde as dinâmicas e a troca de histórias de vida fortaleceram a autoconfiança dessas mulheres e traçaram os rumos para o futuro. Dessa forma, acredito que o mapa da vida pode ser uma ferramenta valiosa para a transformação social e o desenvolvimento pessoal.