Campus Tarauacá

Alunos do Ifac retiram mais de uma tonelada de lixo de praias em Tarauacá

publicado: 17/09/2024 17h27, última modificação: 17/09/2024 17h27
Ação foi realizada por estudantes, servidores e comunidade ao longo de quatro dias a partir do projeto Praias Limpas
praias limpas 2024 (1).jpeg

Entre os dias 9 e 13 de setembro, estudantes e servidores do Instituto Federal do Acre Campus Tarauacá estiveram mobilizados em uma ação ambiental de grande impacto com o Projeto "Praias Limpas", que resultou na retirada de mais de uma tonelada de lixo das praias de Tarauacá, totalizando 1.280 quilos de resíduos. Mais de 100 pessoas participaram da ação.

Durante quatro dias, a equipe de voluntários trabalhou nas Praias do Muru (Rames), Praia da Ponte, Praia do Mercado, onde recolheram a maior quantidade de lixo, e a Praia Principal com atividades realizadas pela parte da tarde. A coleta de resíduos incluiu plásticos, vidros, metais, fraldas, bitucas de cigarro, eletrodomésticos, bicicletas e outros materiais. Esses materiais eram colocados em sacos plásticos e organizados para serem entregues para os agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tarauacá que fizeram o descarte adequado.

praias limpas 2024 (3).jpeg

O Ifac Tarauacá forneceu aos voluntários luvas, máscaras, água, orientações e cuidados necessários de como coletar o lixo, e o transporte de ônibus ficou por conta do Núcleo de Educação Estadual de Tarauacá. Os voluntários ainda foram orientados a usarem sapatos fechados, bonés e roupas apropriadas para garantir a segurança durante a ação.

O projeto Praias Limpas é realizado desde 2022 e busca promover a conscientização sobre o descarte correto de resíduos e a preservação ambiental.

praias limpas 2024 (6).jpeg“Esperamos que a atitude dos nossos alunos sirva de exemplo para banhistas e frequentadores das praias, conscientizando todos sobre o descarte correto do lixo”, destacou o professor Fernando Banen, responsável pelo projeto. Segundo o docente, os resultados do projeto serão apresentados em um evento no auditório do Campus Tarauacá, previsto para a próxima semana, com a participação dos alunos, instituições públicas e da comunidade local.

Uma das alunas à frente do projeto desde o início, Priscila Nogueira, do curso técnico em Administração comentou sobre as expectativas e o sentimento de realização. “No começo, confesso que achei que o projeto não seria tão grande, porque ouvi muita gente dizendo que estávamos limpando para os outros sujarem. Mas percebi que é muito mais do que isso! É sobre conscientizar e inspirar as pessoas. Na última limpeza, até moradores se juntaram a nós e nos parabenizaram! Isso me deixou muito feliz, pois mostra que estamos fazendo a diferença e incentivando outros.”

O professor explicou que o projeto foi viabilizado graças ao apoio do diretor geral do Campus Tarauacá, Denis Tomio, da diretora de Administração, Daiana Araújo, dos professores Oclizio, Yonara, Letícia, Jeferson, Igor, dos alunos dos cursos Integrado e Superior, das alunas Francicleia Lima e Priscila Nogueira, do 3º ano do curso Técnico em Administração e do motorista José Francisco (Bão), que auxiliou no transporte. Também destacou a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tarauacá e do Núcleo Estadual de Educação de Tarauacá. “Muito obrigado a todos e até a próxima oportunidade se Deus quiser”, finalizou o professor Fernando Banen.

praias limpas 2024 (4).jpeg praias limpas 2024 (5).jpeg

praias limpas 2024 (7).jpeg