Campus Tarauacá

Alunos do Ifac Tarauacá são medalha de prata em competição nacional de foguetes

publicado: 05/09/2024 19h37, última modificação: 05/09/2024 19h37
Equipe do campus lançou foguete de garrafa PET a 158,9 metros de distância durante evento em Barra do Piraí - RJ
jornada de foguetes tarauaca (1).jpeg

Estudantes do Ifac Campus Tarauacá ganharam medalha de prata na 52ª Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí - RJ. A equipe foi acompanhada pelo professor de física, Fernando Banen. O evento, que é a etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), aconteceu de 12 a 15 de agosto.

A equipe foi composta pelos estudantes do curso de Ciências Biológicas, João Victor Santiago Rêgo, Juan Kevin Quirino Cardoso e Saymon Quirino Cardoso. Eles conseguiram a medalha de prata pelo lançamento do foguete (mais de 100 metros) que alcançou 158,9 metros de distância.

jornada de foguetes tarauaca (2).jpeg

O foguete feito pelos alunos com garrafa PET foi lançado a partir de uma propulsão gerada por um gás que é resultado da reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio.

Na programação do evento, além do lançamento de foguetes, os alunos participaram de oficinas de construção de foguetes e também fizeram uma apresentação oral sobre o foguete e o lançamento realizado no mês de maio, na etapa local da 18ª MOBFOG, no Campus Tarauacá.

O Campus Rio Branco também esteve representado nesta Jornada de Foguetes com uma equipe de três alunos acompanhada pelo professor Wilson Sales. O foguete lançado pela equipe alcançou mais de 200 metros, com isso os alunos foram premiados com a medalha de ouro.

jornada de foguetes tarauaca (3).png jornada de foguetes tarauaca (4).jpeg

MOBFOG em Tarauacá - O projeto de lançamento de foguetes do Ifac Tarauacá é coordenado pela professora Delma Pereira e conta com a colaboração de vários outros servidores como o professor Fernando, que orientou a equipe representante do campus na etapa nacional da competição.

Para o professor, a participação nestes eventos proporciona que os alunos tenham “um aprofundamento a mais no conhecimento de ciências da natureza e da terra, no qual engloba as disciplinas de química, matemática, física e biologia”.

A participação dos alunos do Ifac Campus Tarauacá na OBA e na MOBFOG já virou tradição, a partir de projetos dos professores nos últimos anos. Em 2023, 15 alunos foram premiados pelo desempenho nas provas teóricas da OBA e no lançamento dos foguetes, na fase local da competição. Em 2022 e 2019, o campus teve equipes classificadas para a etapa nacional, a Jornada de Foguetes.

A OBA e a Mobfog são olimpíadas científicas nacionais, organizadas pela Agência Espacial Brasileira e a Sociedade Astronômica Brasileira há mais de 20 anos, realizadas em todo Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio.

Matérias relacionadas:

Alunos do campus Tarauacá recebem premiação da 14º MOBFOG - 13/05/2022