Campus Rio Branco

Campus Rio Branco promove palestras no projeto Ifac Cidadão

publicado: 13/09/2024 16h56, última modificação: 13/09/2024 16h56
Evento abordou temas como formação profissional e a educação cidadã e proteção do consumidor
ifac cidadao rio branco (1).png

No dia 30 de agosto, às 18h, o auditório do Campus Rio Branco recebeu mais uma edição do projeto Ifac Cidadão que tem por objetivo empoderar a comunidade quanto à importância de uma formação profissional alinhada com os princípios de cidadania. O projeto já realizou um ciclo de palestras em dezembro do ano passado.

O evento contou com duas palestras em sua programação, sendo a primeira sobre “A Formação Profissional e a Educação Cidadã: uma convenção possível”, ministrada pela professora Josina Maria Pontes Ribeiro e a segunda sobre “Proteção do Consumidor: o que o cidadão precisa saber”, da professora Thaís Moura Barros.

“Pensar na cidadania do aluno pressupõe priorizar ricos momentos de debate, de experiências entre a comunidade acadêmica e externa por meio de atividades de pesquisa e extensão”, salientou a coordenadora do projeto, professora Marliane de Souza Tamburini.

ifac cidadao rio branco (2).jpg ifac cidadao rio branco (3).jpg

A aluna do 5º período de Ciências Biológicas, Beatriz Lima Spalaor afirmou que “esses eventos são essenciais para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos estudantes, uma vez que nos instiga a aprendizagem além do ambiente escolar”.

Estudante do 2°período de Ciências Biológicas, Maria José de Melo, comentou que a palestra sobre a formação profissional alinhada com a educação cidadã a fez refletir “sobre o desenvolvimento das formações profissionais ao mesmo tempo que demonstrou a importância da educação profissional na sociedade. A palestra sobre proteção do consumidor trouxe conhecimentos essenciais para que tenhamos segurança na hora de fazer uma compra ou devolver, sobre nossos direitos enquanto consumidores em geral”.

ifac cidadao rio branco (4).jpg

Como parte da comunidade externa, João Vítor Tamburini Costa destacou que “O projeto trouxe um impacto positivo na nossa comunidade, oferecendo serviços e conhecimento que não tínhamos acesso antes. A interação entre os estudantes e a comunidade foi muito produtiva, gerando um ambiente de aprendizado mútuo.”

“Ver os alunos aplicando em suas vidas o que aprenderam no projeto Ifac Cidadão é gratificante, pois eles desenvolvem não só habilidades técnicas, mas também empatia e responsabilidade social”, ressaltou a servidora Jorgenete Crispim da Silva Ferreira.

São parceiros do projeto o Café Contri, Ministério do Trabalho, Ministério Público, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Superintendência Regional do Trabalho no Acre, e no âmbito do Ifac, a Pró-Reitoria de Extensão, o Núcleo de Atendimento ao Estudante, a Coordenação do Curso de Mestrado Profept e o Departamento dos Cursos Técnicos Integrados.

Com informações e fotos do projeto

registrado em: