Notícias

REITORIA

Ifac entrega primeiro diploma digital a estudante do campus Sena Madureira

publicado: 23/09/2024 15h56, última modificação: 24/09/2024 13h14
Projeto do diploma digital do Ifac, teve seu início com a publicação da Portaria nº 330, de 5 de abril de 2018 do Ministério da Educação, que instituiu o diploma digital
Diploma digital_capa.JPG

O Instituto Federal do Acre (Ifac) entregou, na última quinta-feira (19/09) o primeiro Diploma Digital à graduada Maria Antônia Silva de Oliveira, do curso de Zootecnia do campus Sena Madureira. O evento, realizado no Gabinete Institucional, teve a participação de servidores da Pró-reitoria de Ensino (Proen), da Diretoria Sistêmica de Gestão da Tecnologia da Informação (DSGTI) e equipe gestora do campus Sena Madureira, envolvidos na elaboração do projeto.

A reitora Rosana Cavalcante dos Santos fez um relato de todo o trabalho desenvolvido pela Proen, Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação e da equipe gestora do campus Sena Madureira, além da importância de ser entregue o primeiro diploma digital. “No Ifac temos dois momentos marcantes, que é a colação de grau e posse dos servidores. Neste evento, agora estamos entregando o primeiro diploma digital a uma estudante, que representa todos os nossos estudantes. Hoje fechamos um ciclo, com o marco para o Ifac, cumprindo uma missão que honra o nome tecnológico, com a expedição do diploma digital”.

A diretora geral substituta do campus Sena Madureira, Heliane Torres destacou a importância de ser o primeiro campus a receber o diploma digital e um marco para a unidade. “A escolha da aluna Maria Antônia foi em função da trajetória de estudos no campus. E a entrega deste certificado é um marco para a nossa instituição”.

Ifac entrega diploma digital (6).JPG Ifac entrega diploma digital (5).JPG

De acordo com o Diretor Sistêmico de Gestão da Tecnologia da Informação (DSGTI), Djameson Oliveira, o desenvolvimento e implementação do diploma digital no Ifac foi um processo complexo e burocrático, que articulou com diversos setores e órgãos, como a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Djameson Oliveira explicou durante o evento que o projeto do Diploma Digital do Ifac, teve seu início com a publicação da Portaria nº 330, de 5 de abril de 2018 do Ministério da Educação, que instituiu o diploma digital. Em março de 2019, foi publicada a Portaria nº 554, que dispõe sobre a emissão e o registro de diploma de graduação em formato digital pelas instituições do Sistema Federal de Ensino.

“A primeira etapa da implantação do diploma digital iniciou-se somente em 2021 devido à pandemia da Covid-19 e, a partir de então, cada instituição passou a desenvolver seus projetos de implantação, considerando o contexto local. E hoje estamos aqui para selar e concretizar o diploma digital na instituição tratados pela DSGTI e Proen”, disse o diretor.

A equipe da DISGTI que desenvolveu o sistema foi coordenada pelo Analista em Tecnologia da informação do IFAC, Rennan Francisco Messias de Lima, e o desenvolvimento do sistema pelo Ricardo Yamasaki Sassagawa, Analista em Tecnologia da Informação do Ifac.

Pró-reitora de Ensino (Proen), Paola Alvarez destacou a participação da Diretoria de Políticas de Graduação, que atuou juntamente com os Registros Escolares dos campi. “A base de alimentação e parametrização das informações para o sistema foi tratada pela Proen, em parceria com as unidades do Ifac, de forma que o primeiro diploma digital fosse entregue para o campus Sena Madureira. Queremos agradecer ao trabalho conduzido pela Diretoria de Políticas de Graduação junto aos Registros Escolares dos campi”.

Ifac entrega diploma digital (2).JPG Ifac entrega diploma digital (3).JPG

Na ocasião, a reitora Rosana Cavalcante entregou carta de menção elogiosa aos servidores da Proen, DSGTI e campus Sena Madureira, diretamente envolvidos no processo de implantação do Sistema de Diploma Digital.

Ifac entrega diploma digital (4).JPG 

Fotos: Ciro Facundo Neto/DSCOM