Proinp

Ifac expõe projetos de robótica e realidade virtual durante Expoacre 2024

publicado: 11/09/2024 11h59, última modificação: 11/09/2024 11h59
Os visitantes do evento também conheceram os empreendimentos que são orientados pela Incubac
imagens_materias_capa - 2024-09-11T095613.746.png

O stand do Instituto Federal do Acre (Ifac) foi uma das atrações da Expoacre 2024. O espaço, que foi coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp), contou com a apresentação de projetos de robótica, realidade virtual e fabricação digital em 3D. Além disso, durante os 10 dias de evento, os visitantes puderam conhecer também os empreendimentos vinculados à Incubadora do Ifac (Incubac) e como são desenvolvidas as atividades de orientação para pequenos e médios negócios.

Imagem do WhatsApp de 2024-08-31 à(s) 19.58.44_69d69f0c.jpg   Imagem do WhatsApp de 2024-09-02 à(s) 20.40.34_db61a7bc.jpg

Conforme explica o professor William Pedrosa Maia, coordenador do Laboratório Maker do campus Rio Brando e responsável pelo projeto “Eu programo robôs”, a exposição das atividades e projetos realizados pelo Ifac foi uma importante oportunidade para apresentar a instituição à comunidade acreana.

“Durante este ano, fizemos a exposição dos projetos que temos executado no campus Rio Branco, por meio de atividades envolvendo a tecnologia 3D, realidade virtual e robótica. Além disso, os visitantes também puderam conhecer os negócios que são acompanhados pela Incubac, como também projetos de iniciação científica e tecnológica. Isso tudo é muito válido, pois mostra para a sociedade o que temos desenvolvido e as possibilidades de qualificação que o Ifac oferece a todos”, ressaltou William Maia.

Imagem do WhatsApp de 2024-09-03 à(s) 21.27.08_7fbc9016.jpg   Imagem do WhatsApp de 2024-09-03 à(s) 21.27.02_63bd551c.jpg

Para a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Hérika Fernanda Montilha Satrapa, a participação do Ifac, junto aos parceiros Sebrae e Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), refletiu na divulgação e popularização da ciência. “Com nosso stand, mostramos para a comunidade o que o Ifac tem desenvolvido em tecnologia, inovação e empreendedorismo. Hoje somos referência na área de incubação de empresas, em realidade virtual e aumentada, e também em robótica. Essa aproximação com a sociedade, por meio de eventos como a Expoacre, garante uma ampla visibilidade para nossa instituição”.

Além da exposição, o Ifac também proporcionou práticas de ensino para a comunidade. Através do projeto “Eu programo robôs”, o professor Victor Antunes, ministrou uma aula sobre realidade aumentada e mista, em conjunto com Fapac e a Universidade Federal do Acre (Ufac). Na oportunidade, o governador Gladson Cameli também prestigiou a ação.

IMG-20240907-WA0155.jpg

“Foi uma aula muito proveitosa, pois os alunos tiveram a oportunidade de interagir com a comunidade e expor o que já aprenderam durante o projeto. Junto com a Fapac e a Ufac, os participantes conheceram Museu Virtual de Paleontologia. Foi uma atividade importante para apresentar a todos os conhecimentos que o Ifac tem disseminado junto à comunidade”, ressaltou William Maia.

Para a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, o sucesso do stand da instituição na Expoacre reflete o compromisso que o Instituto tem com a comunidade e em prol da educação pública. “Foi muito gratificante ver nossos projetos, ações, servidores e estudantes envolvidos com a Expoacre. É importante apresentarmos para a sociedade o que temos realizado nas áreas de tecnologia, inovação e empreendedorismo”, destacou.

A Expoacre 2024 aconteceu durante os dias 31 de agosto a 08 de setembro, no parque de exposições Wildy Viana, localizado na rodovia AC-040, em Rio Branco.