Notícias
REITORIA
Ifac implanta política de permanência e êxito para estudantes
Em evento realizado na quinta-feira (19.09), no Gabinete Institucional, a reitora Rosana Cavalcante dos Santos assinou a Resolução nº 195, do Conselho Superior (Consu), que aprova o Plano Institucional para Permanência e êxito dos estudantes do Ifac, elaborado por uma comissão que contou com a participação dos Pró-reitores de Ensino; de Extensão; de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação; de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; e da Diretoria de Assistência Estudantil.
A assinatura da resolução ad referendum fez parte de anúncios de dois eventos que marcam o fim do ciclo no Ifac: a entrega do primeiro diploma digital à estudante Maria Antônia Silva de Oliveira, do curso de Zootecnia do campus Sena Madureira, e a entrega à comunidade acadêmica, da publicação do Plano Institucional para a Permanência e Êxito dos Estudantes do IFAC. “É um marco para a instituição, pois apresenta as diretrizes para a elaboração das ações de enfrentamento à evasão e retenção nos campi, bem como, elevação dos índices de eficiência acadêmica nos cursos, a partir da construção dos planos locais”, destacou a reitora.
Acesse aqui a Resolução nº 195, de 19 de setembro de 2024 e seu Anexo
A Pró-reitora de Ensino (Proen), Paola Alvarez, que fez a apresentação do plano, disse que o Plano Institucional de Permanência e Êxito do Ifac foi elaborado a partir de recomendação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) às instituições da Rede Federal EPCT, para a elaboração de um Plano Estratégico Institucional para Permanência e Êxito dos Estudantes, com o objetivo de fortalecer a qualidade do ensino através de ações de incentivo à permanência e à promoção acadêmica.
“Nesse sentido, foi elaborado um Plano de Trabalho contemplando as principais ações a fim de orientar a construção do documento de forma articulada entre reitoria e campus. Como parte do processo de construção, foi publicada a Portaria 1133/2021, com normas para elaboração do Plano, à luz da Nota Informativa Setec/MEC. Para a condução dos trabalhos, foi publicada a Portaria 1254/2021, designando a Comissão Central e Subcomissões responsáveis pela elaboração das diretrizes e levantamento dos dados quantitativos e qualitativos, os quais subsidiam o Plano, com revisão anual prevista”.
O pró-reitor de Extensão, e reitor eleito, Fábio Storch de Oliveira, o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy Dantas, a Pró-reitora de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação, Herika Montilha Satrapa, e o Diretor Sistêmico de Assistência Estudantil, Edu Gomes, participaram do evento, representando as Pró-reitorias e diretoria sistêmica que participaram da elaboração do plano.
Desenvolvimento do Plano – De acordo com a pró-reitora de Ensino, Paula Alvarez, o trabalho de definição das diretrizes e levantamento dos dados foi realizado pelas subcomissões durante o período de 2022 a partir de ofício-circular e planilha compartilhada. “O trabalho foi realizado junto aos campi, mobilizando diversos setores diretamente vinculados ao ensino e assistência estudantil, sendo estes dados consolidados no primeiro semestre de 2023, focando especialmente na identificação das possíveis causas de retenção e evasão dos estudantes”.
Paola Alvarez destacou que, a partir do segundo semestre de 2023, foram realizadas as análises dos documentos produzidos e dados coletados, com reuniões para discussão visando a elaboração do Plano Institucional de Permanência e Êxito do Ifac. “No decurso do trabalho, rotatividade dos membros das subcomissões, bem como o período de greve que iniciou em abril e se estendeu até julho de 2024, comprometeu o processo de elaboração do documento no formato originalmente previsto (agregando o detalhamento das ações de Permanência e Êxito de todos os campi)”.
Finalizando, a pró-reitora disse que, considerando a necessidade de garantir a temporalidade dos dados, bem como possibilitar a construção das ações de enfrentamento por parte das novas equipes de gestão dos campi (com mandato inicial em outubro de 2024), a Comissão Central concluiu o Plano Institucional com a utilização dos dados obtidos em 2022, compreendendo o Plano Institucional como o documento referencial para a elaboração dos planos locais de permanência e êxito de cada campus.
“O trabalho foi realizado predominantemente pelos membros suplentes da Comissão da Portaria 1254/2021, sendo que em setembro de 2024 foi emitida nova Portaria de designação da Comissão, considerando o afastamento de diversos membros da função vinculada ao objeto de trabalho da comissão”.
Gestores eleitos devem dar continuidade - Acerca do documento, a alteração da estratégia de elaboração foi centrada no contexto vivenciado pelo Ifac no período pós-greve, que também impactou os calendários acadêmicos dos campi, gerando divergências em datas de início e término de atividades letivas, o comprometendo o tempo para a finalização do documento de forma integral.
O Plano Institucional somente foi concluído pela Comissão Central de Permanência e Êxito no mês de setembro de 2024, com a deliberação de que o documento será o ponto de partida para que cada campus elabore o seu plano local, com ações pedagógicas que visem a redução da retenção e evasão escolar/acadêmica, bem como favoreçam a eficiência acadêmica dos estudantes de suas unidades.
“Vale ressaltar, ainda, que o Plano deverá ser revisto anualmente, como condição de acompanhamento da política por parte da Setec; logo, o indicativo é que a nova gestão eleita de cada campus (para o mandato 2024-2028) constitua comissão visando a elaboração do seu respectivo plano a partir da publicação do Plano Institucional, considerando a atualização anual dos seguintes indicadores acadêmicos da Plataforma Nilo Peçanha: Evasão; Retenção; Eficiência Acadêmica”, disse a pró-reitora de Ensino.
Fotos: Ciro Facundo Neto/DSCOM