Ifac realiza projeto de bioeconomia com apoio de organização alemã

publicado: 11/09/2024 16h52, última modificação: 11/09/2024 16h52
Projeto que oferta cursos a produtores rurais é fruto de cooperação técnica entre a Setec/MEC com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ – GmbH
bioeconomia curso forragicultor.png

Curso de forragicultor, ofertado no Campus Tarauacá

Em 2024, o Instituto Federal do Acre iniciou a execução do projeto “Profissionais do Futuro – Competências para a Economia Verde”, que tem como objetivo a capacitação profissional para multiplicadores em Bioeconomia para a Amazônia Legal. A partir da aprovação na Chamada nº 94/2022, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – Setec/MEC, o Instituto ofertou seis cursos de curta duração para produtores rurais no Acre.

Foram ofertadas 254 vagas nos cursos Produtor de Mandioca, Agricultor Agroflorestal, Aquicultor, Cafeicultor, Forragicultor e Horticultor Orgânico, com carga horária de 160 h a 200h, nos municípios de Rio Branco, Xapuri, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Os cursos são voltados para trabalhadores rurais, assalariados rurais, mulheres responsáveis pela unidade familiar, indígenas, quilombolas e povos do campo, das águas e das florestas.

O projeto “Profissionais do Futuro – Competências para a Economia Verde” é resultado de uma cooperação técnica entre a Setec/MEC e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ – GmbH, (Sociedade Alemã para Cooperação Internacional, em tradução livre), empresa especializada em projetos de cooperação técnica e de desenvolvimento sustentável em escala mundial. O projeto é executado em conjunto por outra empresa alemã, GOPA Worldwide Consultants GmbH.

Antes da oferta dos cursos no Acre, em uma primeira etapa do projeto foi realizado o workshop com o tema “Oportunidades da Bioeconomia na Educação Profissional e Tecnológica - EPT”. Em seguida, foi promovido um seminário que abordou a “Bioeconomia das cadeias produtivas e de valor para Amazônia Legal”. O evento analisou a Bioeconomia no contexto amazônico, considerando as cadeias produtivas e de valor, produção e logística, marcas registradas e marketing, cultura e sociodesenvolvimento e sociobiodiversidade, conservação de bens e serviços ambientais, fomento e crédito.

Finalmente, em uma terceira etapa do projeto foram oferecidas oficinas para elaboração de currículos EPT para a Bioeconomia. Estas oficinas foram realizadas presencialmente para planejamento dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) nas cadeias de valor da Bioeconomia, conforme os Itinerários Formativos de qualificação profissional.

bioeconomia alemanha 2023.jpeg

Professor do Ifac participou de missão com o MEC na Alemanha

Também como preparação para a oferta dos cursos, o coordenador do projeto no Ifac, professor Genildo Cavalcante Ferreira Junior participou da comitiva do MEC, em 2023, em Bonn, na Alemanha, para conhecer a experiência do país em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e conceitos inovadores desenvolvidos na área. A comitiva foi formada por representantes da Rede Federal nos nove estados da Amazônia Legal. Essa missão contribuiu para construção dos currículos dos cursos FIC que estão sendo ofertados por meio do projeto no Ifac.

Oportunidades - Atualmente, já foram formadas turmas em diversos cursos, mas ainda há turmas com vagas abertas nos cursos de Aquicultor, ofertado em Rio Branco, Cafeicultor, em Sena Madureira e Horticultor Orgânico, ofertado em Cruzeiro do Sul. Para concorrer a uma vaga, é necessário ir até o local de oferta do curso até o dia 13 de setembro.

- Curso de Aquicultor - Inscrições no Ifac Campus Transacreana, em Rio Branco, no horário de 08 às 15h.

- Curso de Cafeicultor - Inscrições no Ifac Campus Sena Madureira, no horário das 13h às 17h.

- Curso de Horticultor Orgânico - Inscrições na Escola Municipal José Saraiva de Freitas (Comunidade Profeta, Zona Rural, Rodrigues Alves), no horário das 08h às 12h.

Para efetuar a inscrição, o candidato ir até o local informado, preencher o formulário de inscrição e apresentar os seguintes documentos: a) Comprovante de nível de escolaridade; b) Documento de identidade com foto; c) CPF; d) Comprovação de inscrição no CadÚnico e/ou comprovante de beneficiário ativo do Programa Bolsa Família; e e) Comprovante de endereço atualizado.

Sobre os cursos - Os cursos com vagas abertas têm carga horária total de 160 horas. O curso de Aquicultor é realizado aos sábados e domingos, no período matutino e vespertino, em Rio Branco, no Assentamento Baixa Verde.

O curso de Cafeicultor é realizado no Campus do Ifac em Sena Madureira, às sextas-feiras, no período noturno, aos sábados de manhã e de tarde e aos domingos, de manhã.

Já o curso de Horticultor Orgânico acontece na Escola Municipal José Saraiva de Freitas, Rodrigues Alves, de segunda a sexta no período noturno e aos sábados no período matutino e vespertino.

Matérias relacionadas:

Ifac participa da missão de bioeconomia à Alemanha

Ifac divulga vagas remanescentes em cursos para trabalhadores rurais

registrado em: