Campus Cruzeiro do Sul

Ifac promove evento sobre educação inclusiva em Cruzeiro do Sul

publicado: 05/09/2024 21h17, última modificação: 06/09/2024 14h57
No total, estudantes do ensino médio apresentaram 16 salas temáticas com exposições em torno da área de educação especial
educacao inclusiva cruzeiro (1).jpeg

O Ifac Campus Cruzeiro do Sul realizou no último sábado, 31 de agosto, a culminância do Projeto de Ensino: Diálogos que contribuem para a Efetivação da Educação Inclusiva. O projeto tem como objetivo desenvolver reflexões acerca da importância da afetividade e do respeito na construção de ambientes inclusivos e não capacitistas.

Na programação do evento, foram apresentados pelos discentes salas temáticas de exposição com explicações sobre diversos temas na área da educação especial, dentre eles, autismo, altas habilidades, pessoas com deficiência no mercado de trabalho e esportes, bullying/cyberbullying, deficiência intelectual/múltipla, ícones PCD, TDAH, dislexia, discalculia, deficiência visual/auditiva, legislação e estatística inclusiva.

educacao inclusiva cruzeiro (5).jpeg

Os trabalhos apresentados pelos alunos foram criativos e dinâmicos. Uma das salas temáticas falou da legislação sobre educação inclusiva. Para apresentar o tema, a equipe responsável produziu uma peça de teatro onde um aluno com deficiência é discriminado em sala de aula e o caso vai à julgamento em um tribunal. O interessante é que os próprios visitantes faziam o papel de júri na peça interativa.

Outra sala temática tratou de ícones PCD. Na sala, os alunos apresentaram artistas grandiosos como os pintores Frida Khalo que tinha deficiência física e Vincent Van Gogh que tinha altas habilidades e foi representado com sua obra “Noite estrelada”. O objetivo da exposição era demonstrar que pessoas com deficiências ou transtornos têm potencial de serem grandiosas dentro da sociedade. A equipe responsável pelo trabalho ganhou o primeiro lugar como melhor sala temática no evento.

educacao inclusiva cruzeiro (6).jpeg educacao inclusiva cruzeiro (7).png

Outra dinâmica apresentou as paralimpíadas, onde os visitantes do evento puderam conhecer o goalball, esporte para pessoas com deficiência visual, e a bocha que é praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. A atividade contou com a participação da atleta e ativista Ritinha Andrade.

No total, foram 16 salas temáticas com exposições e com o lema latente na veia do Ifac Campus Cruzeiro do Sul “Nada sobre nós sem nós”, os discentes convidaram ainda pessoas com transtornos e deficiências para somar nas salas temáticas com seus conhecimentos e experiências.

educacao inclusiva cruzeiro (2).jpeg

Segundo a coordenadora do projeto, a professora de atendimento educacional especializado (AEE), Meyrecler Padilha, “o projeto é pioneiro na região do Vale do Juruá, pois, comumente as escolas fazem feiras com exposições de temas do currículo, relacionados a ciências, matemática, língua portuguesa, arte entre outros, mas sobre educação especial, não se vê, principalmente sendo executado pelos alunos.”

Para a docente, o projeto foi exitoso, pois os discentes apresentaram as temáticas de forma eficiente e com muito entretenimento aos visitantes das salas. Além disso, estiveram presentes no evento várias instituições com trabalho na causa da educação especial como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEE), Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo (APAA), Núcleo de Apoio Pedagógico a Inclusão (NAPI), Universidade Federal do Acre (Ufac), Ministério Público e Secretaria da Saúde.

A professora destacou a importância dos apoiadores e agradeceu a todos os envolvidos no projeto, principalmente aos alunos do Ifac/CCS.

registrado em: