Notícias
Campus Xapuri
Projeto do Ifac de Xapuri distribui bebedouros para pássaros durante a seca
Com o objetivo de minimizar o sofrimento de animais em busca de água e comida neste período de seca, a professora Janiffe Peres de Oliveira junto dos alunos do 3º ano B do curso de Biotecnologia do Ifac produziram bebedouros e comedouros para pássaros e distribuíram no Campus Xapuri. A iniciativa está relacionada com o projeto de extensão Conscientize-se, coordenado pela professora Janiffe.
“Recentemente, observando o aumento do número de pássaros que, devido a destruição de seus habitats, têm buscado abrigo no Campus, eu junto dos alunos nos comovemos em notar o sofrimento desses animais em busca de água e comida neste período de seca que inclusive vem se agravando em decorrência das queimadas. Assim, realizamos uma ação de confecção e distribuição de comedouros e bebedouros aos arredores do Campus. Esperamos minimizar o sofrimento desses animais em dias de alta temperatura e também, despertar a consciência de toda a comunidade acadêmica levando-os a refletir sobre como nossas ações estão impactando todo um ecossistema”, explicou a docente.
Segundo a estudante Osaiane Santos, que participou do projeto, tanto os bebedouros quanto os comedouros estão sendo úteis principalmente neste período de queimadas. “Sabemos que não é muito, mas tem ajudado os passarinhos. Todos os dias estamos alimentando eles e notamos que eles só ficam quietos depois de comer. Então para concluir, ter feito os bebedouros e os comedouros foi uma experiência muito boa, uma forma de aprendizagem que contribui para o meio ambiente, pois utilizamos itens recicláveis também, resumindo foi maravilhoso.”
Para a Emilly Cristine, aluna do 3º ano B de Biotecnologia, “Participar dessa ação foi uma experiência única, porque eu nunca tinha pensado no quanto os pássaros precisam de ajuda, principalmente nessa época de queimadas. Instalar os bebedouros e comedouros foi uma forma de aprender na prática sobre cuidado com os animais e o meio ambiente. Uma das partes mais legais foi ver que os pássaros voltam sempre nos mesmos horários, como se já soubessem que tem comida e água ali. Essa ação me fez perceber como atitudes simples podem ter um grande impacto.”
A experiência também foi positiva para a estudante Francirléia Marques. Ela destacou que os bebedouros “não são decorativos, mas atendem a uma necessidade dos passarinhos, especialmente em períodos de seca e muita fumaça, quando a escassez de água e alimento é mais evidente. Se nós estamos sofrendo com as queimadas e a seca extrema, imagine os animais. Observamos, nos últimos dias, o impacto positivo da nossa iniciativa, pois os pássaros têm frequentado os comedouros com mais frequência, demonstrando o quanto esse gesto simples faz diferença no bem-estar”, comemorou a discente.
O projeto Conscientize-se existe desde 2018 e, desde então, vem realizando ações voltadas à conscientização dos alunos e comunidade a respeito de questões ambientais e da causa animal. Dentro do projeto são abordadas questões como o uso dos animais em pesquisas, riscos de pandemias, queimadas e suas consequências, empatia com os animais, relação homem-animal-meio ambiente, bem estar animal, dentre outras.
Durante a pandemia o projeto foi levado para as redes sociais onde possui um perfil no Instagram (@conscientiz3_s3) e Facebook (buscar por Conscientize-se).
Com informações e fotos do Campus Xapuri