Notícias
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Sistema de agendamento de refeição para alunos dos cursos integrados está em teste no campus Rio Branco

Está em fase de testes no campus Rio Branco o Registro Alimentar Nutricional com Gestão Online (RANGO), novo sistema de agendamento de refeições do Instituto Federal do Acre (Ifac). A ferramenta foi desenvolvida para agilizar e organizar o processo de agendamento das refeições destinadas aos estudantes dos cursos técnicos integrados que têm direito ao benefício diariamente.
O RANGO foi baseado no sistema originalmente desenvolvido no Instituto Federal de São Paulo (IFSP – Campus Presidente Epitácio), pelo servidor Willian Santos, e customizado no Ifac pela equipe da Coordenação de Sistemas (Cosis/DSGTI), com referência à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e aos princípios de acessibilidade previstos na Lei nº 13.709/2018.
A iniciativa envolve a Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes), responsável pela gestão dos recursos; a Diretoria Sistêmica de Gestão de Tecnologia da Informação (DSGTI), que realizou a customização do sistema; e as direções gerais dos campi, que irão gerenciar o processo de cadastro e acompanhamento por meio de relatórios.
O Diretor da Dsaes, Edu Gomes, disse que o sistema é bem simples e intuitivo e não haverá dificuldades para que o aluno realize o agendamento. "O sistema foi desenvolvido a partir de uma demanda que é a questão da necessidade dos alunos agendarem a alimentação diariamente. Hoje dois servidores dos campi têm que visitar todas as salas de aulas e verificar quantos alunos vão querer almoçar ou lanchar naquele dia".
Ele ressalta que o agendamento manual exige o envio das informações à empresa fornecedora das refeições até às 8h30. “Além disso, há o problema da sobra de refeições. O aluno pode informar que irá se alimentar e não comparecer, gerando desperdício e impacto financeiro”.
Outro ponto importante é a prestação de contas, que passará a ser mais precisa e transparente. “Antes, com listas manuais, não havia um relatório consolidado. Sempre surgiam divergências entre o que foi produzido e o que foi efetivamente consumido. Com o RANGO, teremos relatórios mensais claros, mostrando a quantidade de refeições servidas e o número de alunos atendidos, o que facilita o trabalho do gestor do contrato”, acrescenta o diretor.
Funcionamento - Edu Gomes explica que, para utilizar o sistema, o aluno deve estar previamente cadastrado pelo campus e possuir login e senha. “O sistema funciona exclusivamente dentro da rede local do campus, ou seja, não é possível realizar o agendamento de refeições fora das dependências da unidade. Por isso, cada campus deverá disponibilizar computadores para que os alunos possam acessar o sistema e efetuar seus agendamentos”, destaca.
O sistema poderá ser acessado por meio de QR Code, código de barras ou número de matrícula do aluno para o agendamento diário da refeição. “O sistema é parametrizado para permitir o agendamento até 30 minutos antes do horário limite definido pela empresa responsável, que atualmente é às 8h30. Ou seja, até às 8h o aluno consegue acessar o sistema e fazer sua reserva para o almoço ou o lanche”, explica o diretor da Dsaes.
Ao acessar o sistema, o aluno visualizará o cardápio do dia e poderá efetuar o agendamento. “Após o horário limite, o sistema libera novamente o acesso para agendamento referente ao dia seguinte. Os cardápios podem ser inseridos por trimestre ou semestre, sem a necessidade de atualização diária”, acrescenta o diretor.
No momento da retirada da refeição, o aluno também utilizará o sistema por meio de um terminal instalado no refeitório ou cantina, confirmando o atendimento naquele dia.
Benefícios e funcionalidades - O sistema RANGO foi customizado pelos desenvolvedores da DSGTI, Valdenilson de Melo Nascimento e Anderson da Silva Oliveira, sob a coordenação do analista de Tecnologia da Informação Jonas Francisco Ferreira. Ele explica que o RANGO é uma ferramenta de gestão de refeições que permite o cadastro de usuários, controle de tickets, emissão de relatórios e apoio ao planejamento estratégico, promovendo automação, eficiência operacional e transparência nos processos.
Entre os principais benefícios do sistema, Jonas destaca: redução do trabalho manual, agilidade nos processos, suporte à prestação de contas, transparência na operação, escalabilidade (ajuste da capacidade conforme a demanda) e adaptabilidade ao volume de usuários, sem comprometer o desempenho ou a disponibilidade do serviço.
Segundo Jonas Ferreira, o uso atual do RANGO é temporário e tem como objetivo garantir a continuidade dos serviços de alimentação durante o período de transição institucional. “Como o Ifac está em processo de migração para o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), estamos preparando usuários e gestores para essa mudança, sem interrupções nos serviços. O RANGO permanecerá em operação até a implantação completa do módulo de refeições no SUAP, assegurando eficiência e segurança no controle alimentar”, conclui.
Preparação no campus - Nesta semana, o campus Rio Branco está realizando o cadastro dos alunos e apresentando às turmas o funcionamento do sistema. A servidora Patrícia Haeser Ferreira Nery, responsável pela orientação, explica que o trabalho teve início na segunda-feira (31/03) e deve se estender até sexta-feira (04/04), para então iniciar o agendamento das refeições.
Embora o sistema seja intuitivo e de fácil uso, está sendo realizado um trabalho de sensibilização com os alunos, para que compreendam como funciona a rede acadêmica - onde o RANGO está hospedado - e aprendam a utilizar os computadores que serão disponibilizados para o acesso. “A equipe de TI do campus está preparando os computadores no hall, que ficarão disponíveis aos estudantes. Estamos reunindo as turmas e explicando o passo a passo do sistema RANGO para as 13 turmas dos cursos técnicos integrados”, destaca Patrícia Haeser.
“Acredito que será mais fácil com os alunos do segundo e terceiro anos, pois já têm familiaridade com o uso do computador. Nossa maior atenção tem sido com os estudantes do primeiro ano. Para essa atividade, contamos com o apoio de dois alunos do curso superior, disponibilizados por um docente para nos auxiliar nesse trabalho”, finaliza.