Notícias

Campus Rio Branco

Estudantes recebem premiação da Olimpíada de Química em Rio Branco

publicado: 07/02/2025 18h19, última modificação: 07/02/2025 18h25
Participantes do Ifac e de outras escolas da capital ganharam medalhas e menções honrosas pelo desempenho nas competições
medalhas obq rio branco (1).jpg

Estudantes do Ifac Campus Rio Branco e de outras escolas da capital receberam, nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, a premiação das competições que integram o Programa Nacional Olimpíadas de Química (OBQ) pelo desempenho na fase estadual. Foram entregues 56 medalhas de ouro, prata e bronze, além de 36 menções honrosas em uma cerimônia realizada na reitoria do Ifac com a presença de familiares, amigos e professores dos estudantes.

Segundo a coordenadora da OBQ no Acre, professora Myrna Cunha, houve um crescimento no número de inscritos que foi de 280, em 2023, e chegou a 1177 em 2024. Diante disso, ela agradeceu aos gestores das escolas pela divulgação das olimpíadas junto aos estudantes.

medalhas obq rio branco (2).jpg

Além da coordenadora da OBQ no Acre, o evento teve a presença da pró-reitora de Ensino do Ifac, Carmen Paola Alvarez, da diretora Weysla Paula Dutra, representando o diretor geral do Campus Rio Branco e do coordenador de Extensão da unidade, João Cabral, além do secretário adjunto de Ensino do Governo do Acre, Tião Flores.

Em sua fala, a pró-reitora de Ensino, Carmen Paola, representando o reitor do Ifac, parabenizou os estudantes, afirmando que é uma honra partilhar daquele momento com eles. “Essa medalha parece algo simples, mas traz uma simbologia que carrega em si a materialização de uma trajetória escolar que está sendo potencializada com a ajuda de educadores, pais e colegas”, pontuou.

medalhas obq rio branco (3).jpg

A gestora também mencionou o projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que tem como objetivo garantir a reserva de vagas nas instituições federais de educação superior para o ingresso de estudantes que tenham participado de olimpíadas científicas.

O estudante Júlio Cesar de Souza, do 2º ano do ensino médio integrado ao técnico em Informática para Internet ganhou medalha de ouro pelo seu desempenho na prova de 2023. “Me senti muito honrado com essa medalha. Durante a prova da olimpíada eu fiquei muito ansioso pra saber como eu ia me sair.”

medalhas obq rio branco (4).jpg

Da mesma turma, a estudante Edilane Lima contou que ficou surpresa com a conquista. "Eu não lembrava que tinha feito a olimpíada de química, foi uma surpresa quando a professora me ligou contando que eu fui medalhista de prata. Foi uma experiência muito boa. Pretendo participar de mais olimpíadas.”

De acordo com a coordenadora da OBQ no Acre, em 2024, o Ifac contou com a participação de todos os seis campi e teve 36 alunos medalhistas na fase estadual da competição.

Além dos medalhistas de Rio Branco, também já foi realizada a premiação dos alunos de Cruzeiro do Sul e os de Sena Madureira receberão as medalhas no mês de abril.

Clique aqui para ver a lista de medalhistas na OBQ do Acre de 2024

Matéria relacionada:

Ifac de Cruzeiro do Sul é destaque nas olimpíadas de ciências e química — IFAC Instituto Federal do Acre

registrado em: