Notícias

Ensino

Ifac publica edital com orientações para solicitar certificado do Encceja

publicado: 13/01/2025 11h44, última modificação: 13/01/2025 11h53
O requerimento deve ser protocolado na unidade do Ifac indicada pelo participante no momento da inscrição
imagens_materias_capa - 2025-01-13T093940.475.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) publicou edital com orientações para solicitar a certificação do ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os documentos obtidos a partir dos resultados do Encceja são aceitos em todo território nacional e podem ser utilizados como comprovação de nível de escolaridade.

Clique aqui e acesse o edital para saber mais informações

Conforme edital do Ifac, os participantes do Encceja 2024 podem solicitar a certificação ou declaração parcial a qualquer momento, porém o prazo para emissão da documentação é de 30 dias, contados a partir da data em que a solicitação foi protocolada junto ao Ifac.

Os participantes deve realizar a requisição do certificado ou declaração parcial junto aos setores de Registro Escolar do campus do Ifac indicado no momento da inscrição. A solicitação deve ser feita de forma presencial e deverão ser entregues os documentos listados abaixo:

- Requerimento para Certificado de Conclusão (para os participantes que desejarem solicitar Certificado de Conclusão do Ensino Médio – Anexo I do edital);
- Requerimento para Declaração Parcial de Proficiência (para os participantes que desejarem solicitar a Declaração Parcial de Proficiência do Ensino Médio – Anexo II do edital);
- Boletim individual contendo o resultado do Encceja;
- Documento de identidade com foto (original e cópia);
- CPF (original e cópia);
- Comprovante de residência atualizado (original e cópia);

Além dos participantes da edição 2024, também poderão solicitar declaração parcial de proficiência, as pessoas que já realizaram o Encceja a partir de 2017, tendo indicado o Ifac como unidade certificadora.

Para baixar os requerimentos editáveis, acesse o link: https://drive.google.com/drive/folders/1-2u_5k7kCaYZmVQ0pdo2S22VMQ0WoPtD.