Notícias

Extensão

Ações de extensão do Ifac ofertam cursos gratuitos e reforçam práticas culturais no Acre

publicado: 17/03/2025 20h01, última modificação: 17/03/2025 20h01
Projetos foram apresentados durante o evento “Extensão e Sociedade”, que contou com a participação de estudantes, servidores e autoridades locais
imagens_materias_capa - 2025-03-17T175452.502.png

Desenvolver atividades com foco na comunidade é também um dos papéis do Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio de ações de extensão. E nos últimos meses, o Ifac desenvolveu projetos que ultrapassaram mais de R$ 3 milhões em investimentos.

As atividades, que integram programas nacionais, estão voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social (Programa Mulheres Mil), para profissionais que atuam com ações culturais (Programa Nacional dos Comitês de Cultura) e jovens que desejam ingressar no ensino médio da Rede Federal (Programa Partiu IF).

IMG_0151.JPG   IMG_0153.JPG

Os programas, que estão vinculados aos Ministérios da Educação (MEC) e Cultura (MinC), e são coordenados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Ifac, foram apresentados durante o evento “Extensão e Sociedade: Construindo caminhos”, que aconteceu no dia 14 de março, em Rio Branco.

“O programa Mulheres Mil representa um marco na promoção da inclusão social no Acre, onde muitas mulheres enfrentam desafios culturais e socioeconômicos. Quando oferecemos qualificação profissional e educação, possibilitamos a diversas mulheres em situação de vulnerabilidade a aquisição de novos conhecimentos, a ampliação de oportunidades no mercado de trabalho e possíveis conquistas de independência financeira”, destacou Aldenisa Rosseto, coordenadora do Mulheres Mil no Ifac.

WhatsApp Image 2025-03-14 at 16.07.02.jpeg

João de Lima Cabral, docente de História do campus Rio Branco e coordenador do Programa Nacional dos Comitês de Cultura no Ifac, também participou do evento e destacou a importância do fortalecimento das ações culturais no Acre. “Temos levado mostras culturais para os municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, além de ampliar as discussões sobre legislação e fundamentos culturais. Os trabalhos desenvolvidos em cada cidade têm fortalecido todo esse movimento em prol da cultura, além de desmistificar que a cultura no Acre é inferior às demais no país”.   

IMG_0187.JPG

Lançado no dia 10 de março pelo Governo Federal, o programa Partiu IF é voltado para estudantes e grupos prioritários, tendo como foco a redução das desigualdades que ainda persistem no sistema educacional. Por meio da recomposição de habilidades e competências, o projeto irá ofertar aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências para que estudantes do 9º ano do ensino fundamental tenham acesso ao ensino médio junto à Rede Federal.

“Cada unidade do Ifac será polo para a realização do Partiu IF que, além da oferta das aulas, também contará com orientações psicossociais e psicopedagógicas. Os estudantes participantes também vão receber bolsa de R$ 200 mensais, ao longo dois oito meses de duração do programa. A educação é um direito e deve ser acessível a todos. O Ifac, ao integrar essa iniciativa demonstra o seu compromisso com o ensino público, gratuito, de qualidade e inclusiva”, ressaltou Janaina Freitas, coordenadora do Partiu IF no Ifac.

WhatsApp Image 2025-03-14 at 16.07.01.jpeg

Além da apresentação dos programas de extensão, o evento ainda contou com apresentações musicais do professor do campus Transacrena, Jânio Teixeira, do cantor Diogo Soares, e da presidente da Associação Elas Fazem Acontecer, Lidianne Cabral, como também um momento de contação de histórias com as artistas Deusa Maria E Rilary Targino.

Ainda estiveram presentes na cerimônia, o reitor do Ifac, Fábio Storch, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, o presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, o deputado estadual Pedro Longo,  a pró-reitora de Extensão, Luana Melo, a diretora do Colégio Estadual Tiradentes, capitã Maria Ivanilce Pontes, o diretor da Escola Estadual Frei Heitor Maria Turrini, Antônio Francisco de Lima, a diretora da Escola Estadual João Paulo II, Isabel Cristina Avilar, o diretor da Escola Estadual Lindaura Martins Leitão, Marcionilio Ribeiro, a coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos, Liliane Cavalcante de Moura, e a chefe da divisão de Educação, Direitos Humanos e Diversidade, Irizane Lima.

086ad49b-2d12-4aac-aebb-42d82ace613e-1024x683.jpg   7e6e04dc-adea-4898-afec-56a2606ca550-scaled.jpg

7385930e-cd8f-4822-88f2-f2ef1c4a1f40-scaled.jpg   a0489c33-97c3-40e8-9c08-8c4f598ba972-scaled.jpg

Confira abaixo, o que os convidados disseram durante o evento:

Fábio Storch (reitor do Ifac): “Estes três programas do Governo Federal são indispensáveis para o desenvolvimento de ações em nosso Acre. Sabemos que as desigualdades são muitas, por isso temos ampliado as ações em prol das mulheres, dos nossos jovens e da nossa cultura. A educação, a cultura e o empoderamento das pessoas, por meio do conhecimento é também um modo de fomentar um futuro melhor. A união de esforços do Governo Federal, Estadual e diversos municípios tem feito com que os resultados sejam oportunos para nossa comunidade”.

Mailza Assis (vice-governadora do Acre): “Quero parabenizar o Ifac por cuidar das pessoas. Os programas desenvolvidos pela instituição têm um enorme poder de transformação, através da assistência aos direitos, à educação e à cultura. Com essas três frentes unidas, não temos como não vencer, conquistar melhores condições de vida para as famílias acreanas. Como Governo do Estado, queremos cada vez mais dar condições para promoção desses programas. É também a nossa missão, nosso dever e responsabilidade. Seguiremos juntos para transformar cada vez mais vidas no Acre”.

73fa2493-cddd-4240-9a5f-451be36b4af1-scaled.jpg

Minoro Kinpara (presidente da FEM): “A educação ajuda a transformar vidas e a cultura ajuda a salvar vidas. Agradeço ao Ifac, ao Governo do Estado e também ao Governo Federal que, por meio desses programas, têm apoiado os estados. São ações como estas que, começam junto aos Governos, mas que desenvolvemos na ponta, dando oportunidade às pessoas. A educação e a cultura salvam vidas. A FEM segue a disposição para continuar ampliando as diversas parcerias em prol da nossa comunidade”.

Pedro Longo (deputado estadual): “Quero parabenizar o Ifac pelo excelente trabalho que tem feito junto à extensão, que representa a integração das atividades acadêmicas à comunidade, levando conhecimento. São programas como estes que trabalham com públicos vulneráveis que estão gerando oportunidades e qualificação”. 

Clique no link e assita a transmissão do evento "Extensão e Sociedade: Construindo caminhos", que foi transmitido ao vivo no canal do Ifac no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=rE_3ZmGDLak

Fotos: Neto Lucena/Secom - Governo do Estado do Acre e Adma Costa/Ifac