Notícias

PROEX

Ifac apresenta agentes territoriais do Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC)

publicado: 17/03/2025 10h40, última modificação: 17/03/2025 10h52
Agentes territoriais selecionados atuarão no Acre, fortalecendo identidades locais e ampliando o acesso à cultura
Logomarca PNCC.jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac), responsável pela implantação do Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) do Ministério da Cultura (MinC) no Estado, organizou a seleção dos agentes culturais que atuarão nos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Brasiléia e Rio Branco.

O PNCC é uma iniciativa do MinC em parceria com a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e chega ao Acre com um investimento superior a R$ 900 mil. No Estado, o Ifac, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e o Instituto Federal do Pará (IFPA) são responsáveis pela implementação do programa, que visa ampliar o acesso às políticas públicas culturais e fortalecer a participação popular.

Ao todo, foram selecionados 64 agentes culturais para a Região Norte, sendo cinco destinados ao Acre. Esses profissionais, escolhidos por meio de edital com critérios que priorizam representatividade étnico-racial, de gênero e inclusão de grupos minoritários, recebem bolsa e auxílio inclusão digital por 12 meses, com possibilidade de renovação.

As ações do programa são alinhadas às Regiões Imediatas, definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como agrupamentos de municípios com identidades culturais e infraestrutura compartilhada. No Acre, o PNCC prioriza áreas como o Vale do Juruá, onde já há articulação com associações indígenas e artesanais.

Segundo João Cabral, coordenador adjunto do PNCC, o programa fortalece o tecido social ao valorizar identidades locais e oferecer oportunidades para talentos artísticos. “Com duração inicial de dois anos, a expectativa é que as ações gerem legados duradouros, como a criação de um mapa cultural colaborativo na comunidade local e internamente no Ifac, promovendo a popularização de editais nacionais e ampliando o fomento à arte e cultura”, afirma o coordenador.

Conheça os Agentes Territoriais que atuarão no Acre - Os agentes selecionados para atuar no estado possuem trajetórias artísticas diversas e um forte compromisso social com a comunidade.

1.Rylary Karen.jpgRylary Karen Targino da Silva (Rio Branco) - Atriz, dançarina e pesquisadora, Rylary integra grupos como Jabuti Bumbá e Coletivo Taboqueiro. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Acre (Ufac), sua atuação inclui performances de contação de histórias e pesquisa em cultura popular. Como agente do PNCC, ela destaca a importância de "valorizar as identidades locais e transformar realidades por meio da arte".

2.Deusa Maria.pngDeusa Maria do Nascimento França (Rio Branco) - Brincante, atriz e repentista, Deusa Maria é uma das vozes mais ativas da cultura popular acreana. Coordenadora do Jabuti Bumbá, ela integra grupos teatrais e realiza intervenções artísticas em comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas, ressaltando que "a cultura é a raiz que nos conecta às nossas origens".

3.Francisco Leandro.jpgFrancisco Leandro da Silva Santos (Sena Madureira) - Conhecido como “Leo do Hip-Hop”, Francisco é graduado em Física pelo Ifac e há 20 anos promove a cultura urbana do hip-hop. Fundador da Batalha Giro de Bboys, realizou intercâmbio nos EUA e ministrou workshops em Chicago. Sua missão no PNCC é "articular políticas públicas que unam educação, empreendedorismo e tecnologia".

4.Ulissys Vinícius.JPGUlissys Vinícius dos Santos Bandeira (Cruzeiro do Sul) - Mestrando em Ensino de Humanidades, Ulissys atua na revitalização de espaços históricos do Vale do Juruá. Com passagem pela Fundação Elias Mansour (FEM), sua atuação como agente do PNCC busca "dialogar com instituições para preservar a memória cultural da região".

5.Maria Elenilda.pngMaria Elenilda de Brito de Almeida (Brasiléia) - Iniciou sua jornada no teatro, música e cinema, mas encontrou seu propósito ao usar a cultura como ferramenta de transformação social. Como secretária de cultura da Associação de Juventude de Epitaciolândia, desenvolveu projetos que impactaram vidas, levando música, dança, teatro e contação de histórias a municípios como Brasiléia, Xapuri e sua cidade natal. Atualmente, preside a Associação de Arte e Cultura (JQD-AC) e cursa Serviço Social, integrando sua paixão artística ao compromisso com a justiça social.

Para saber mais sobre o PNCC, acesse a página do programa neste link:
https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pncc.