Notícias

PROFINIT

PROFNIT realiza a primeira defesa de dissertação no Ifac

publicado: 24/03/2025 11h14, última modificação: 24/03/2025 11h14
A docente do campus Sena Madureira, Gabriela Munaretti, foi a primeira a defender uma dissertação no âmbito do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)
Profinit_logo.png

Na última quinta-feira (20/03), o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) realizou, de forma online, a primeira defesa de dissertação do programa. A docente do campus Sena Madureira, Gabriela Munaretti, apresentou sua dissertação intitulada “Levantamento de produtos tecnológicos para o ensino inovador em cursos do eixo tecnológico Gestão e Negócios”.

Gabriela destacou a honra de participar do início da história do PROFNIT. “Desde acompanhar o esforço institucional para a chegada do programa no Acre, participar do processo seletivo, vivenciar a rotina de estudante e, agora, defender minha dissertação para conquistar o título, sinto imensa alegria e dever cumprido”.

A docente ressaltou ainda que o programa, inovador e desafiador, contribui para o fortalecimento de competências e habilidades profissionais em áreas essenciais para o desenvolvimento da inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. “Sem mencionar o fortalecimento da pesquisa na instituição, que sem dúvidas abrirá mais portas para futuros projetos e trabalhos”, acrescentou.

Profint.jpeg

Gabriela enfatizou o impacto positivo do programa em sua trajetória acadêmica e profissional, agradecendo aos parceiros e aos docentes que a incentivaram na condução do estudo. “Sou grata aos entusiastas e professores que me apoiaram durante a pesquisa neste eixo tecnológico tão forte e importante para nossa instituição. Sinto-me preparada para contribuir cada vez mais com a inovação no Ifac, com nossos parceiros e com a comunidade”.

Apoio ao programa - O coordenador substituto do programa, professor Mario Sérgio Pedroza Lobão, destacou o apoio da coordenadora Renata Gomes de Abreu Freitas, a quem atribuiu o mérito pelo sucesso da primeira defesa de dissertação. “Este é um momento extraordinário e significativo para todos nós! A defesa da Gabriela não representa apenas a culminação de um esforço individual, mas também uma celebração coletiva de um marco histórico para o Ifac”, afirmou.

Lobão agradeceu a todos que contribuíram para a implantação do PROFNIT na instituição, ressaltando a importância do grupo de professores envolvidos. Ele também elogiou a participação da professora Rosana Cavalcante dos Santos, então reitora, e do atual reitor, professor Fábio Storch, que têm oferecido suporte fundamental para o fortalecimento da pós-graduação e da pesquisa. “Dessa forma, posso afirmar que o PROFNIT, assim como a Gabriela, abriu portas para novas possibilidades, fortalecendo o processo de formação e qualificação docente e promovendo uma cultura voltada à inovação e ao empreendedorismo”, concluiu.

O professor Lobão finalizou destacando a defesa de Gabriela Munaretti como símbolo de dedicação, perseverança e coragem para transformar o ensino e a formação de futuros profissionais. “O trabalho dela é um exemplo claro de como a academia pode e deve ser protagonista da mudança e da inovação que o mundo tanto necessita. Celebramos este momento com orgulho, pois cada conquista como essa representa um avanço rumo a um futuro mais inovador e promissor para todos nós”.

Sobre o PROFNIT - O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), com Ponto Focal em Rio Branco, e vinculado ao Campus Rio Branco, é uma contribuição social da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), em parceria com Instituições de Ensino Superior. O programa forma recursos humanos em nível de mestrado para atuar em áreas como núcleos e centros de inovação tecnológica, agências de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação, entre outros ambientes inovadores.

A Rede PROFNIT/FORTEC promove a formação, produção, compartilhamento e disseminação de conhecimentos relacionados à propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação, situando-se na área inter e multidisciplinar da Capes e incentivando a interação entre academia, empresas e governo. Trata-se de um mestrado profissional que capacita agentes de inovação aptos a atuar em diversas instituições e empresas inseridas nos sistemas de inovação.

(Informações e registro da defesa fornecidos pela coordenação do PROFNIT)