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Campus Tarauacá

Projetos de ensino e monitoria ampliam aprendizagens em Libras no campus Tarauacá

publicado: 28/03/2025 16h01, última modificação: 29/03/2025 05h20
As ações contam com a participação de estudantes bolsistas e com apoio do Laboratório IFMaker

Estudantes do 3º ano do curso técnico integrado em Administração, do campus Tarauacá, já iniciaram as atividades do projeto “Monitoria aplicada na disciplina de Libras”, coordenado pela docente Nelvaneide Souza, e que tem como foco ofertar cursos sobre alfabeto manual para estudantes que ingressaram em 2025 no Instituto Federal do Acre (Ifac).

“Como a disciplina de Libras conta com duração de 50 minutos, o conteúdo precisa ser ampliado. Por isso, a partir desse projeto, iremos ofertar cursos para que os estudantes do 1º ano do ensino médio aprofundem os conhecimentos sobre o alfabeto manual”, explicou a docente.

De acordo com Nelvaneide Souza, nesse momento, os dois bolsistas do projeto de monitoria, Emilly Maria Lopes Barroso e João Victor de Lima, estão preparando as salas de aulas online, junto à plataforma Classroom. “Após essa fase, vamos ofertar o curso. A ideia é de que os próprios estudantes bolsistas ministrem as aulas. As atividades vão acontecer às segundas-feiras, no período vespertino”.

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Segundo a professora do campus Tarauacá, o curso de alfabeto manual será ofertado para as quatro turmas de 1º ano.

Outra ação desenvolvida na unidade, que também aborda o aprendizado em Língua Brasileira de Sinais, é o projeto de ensino “Modelagem com tinkercad e impressão 3D”, que também é coordenador pela docente Nelvaneide Souza. Em parceria com o Laboratório IFMaker, serão construídos suportes de celulares para serem utilizados nas disciplinas de Libras do campus Tarauacá.

Junto com a professora Nelvaneide Souza também integram  o projeto de ensino os servidores: Evandro Vinter Filho, João Arthur Sousa, Mesezabeel Rodrigues e Pollyanna Nascimento.

Além de servidores e estudantes, a ideia é que o projeto também se estenda para a comunidade. Dentre as atividades que serão desenvolvidas, estão: modelagem, prototipagem e utilização de tecnologias para impressão 3D.

“Por ser uma língua visual, o celular é um importante aliado para o ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais, sendo uma ferramenta mais ergonômica nas atividades educacionais. Por meio desse projeto, realizaremos aulas teóricas e práticas, abrangendo desde os conceitos básicos de modelagem 3D até a impressão e acabamento do suporte de celular”, ressaltou Nelvaneide Souza.

A expectativa é de que o projeto “Modelagem em tinkercad e impressão 3D” comece a ser realizado ainda no 1º semestre de 2025.

(Fotos e informações: Nelvaneide Souza/Campus Tarauacá)