Notícias

Reitoria

Cerimônia marca transmissão de cargos da reitora e diretores de campi do Ifac

publicado: 18/05/2016 00h00, última modificação: 03/12/2021 18h44
Solenidade foi realizada no auditório do Campus Rio Branco com a presença de alunos, servidores e autoridades do Estado do Acre e da Rede Federal
transmissao-cargos-reitora-diretores1.jpg

- Foto: Davi Sopchaki

Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2016, 18h44

Uma cerimônia com a presença de alunos, servidores e autoridades do Estado do Acre e da Rede Federal marcou a transmissão dos cargos de reitora do Instituto Federal do Acre (IFAC) e diretores dos campi Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Sena Madureira. A solenidade foi realizada no auditório do Campus Rio Branco na manhã de quarta-feira, 18, e foi dividida em dois atos.

transmissao-cargos-reitora-diretores2.jpgNo primeiro momento ocorreu a posse dos três novos diretores: Lilliane Maria de Oliveira Martins é a nova diretora do Campus Cruzeiro do Sul; Wemerson Fittipaldy de Oliveira está à frente do Campus Rio Branco; e Italva Miranda da Silva é a diretora do Campus Sena Madureira. A cerimônia também marcou a transmissão de cargo da Profa. Rosana Cavalcante dos Santos como reitora pro tempore para primeira reitora eleita do IFAC.

Nilva Celestino do Carmo compôs a mesa de honra representando a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. “Acompanhamos desde o início o processo de transformação dos Institutos Federais e participamos do desenvolvimento do Instituto Federal do Acre. Hoje podemos dizer que o IFAC está tendo a sua emancipação com a participação democrática da comunidade na escolha de seus gestores”, ressaltou em sua fala.

transmissao-cargos-reitora-diretores3.jpgO diretor pro tempore do Campus Rio Branco, Prof. Paulo Roberto de Sousa afirmou que, após cinco anos de existência, a realização de eleições gerais era um momento muito aguardado por todos do Instituto. O prof. Paulo esteve como diretor geral pelo período de um ano e quatro meses.

O diretor eleito do Campus Rio Branco, o pedagogo Wemerson Fittipaldy de Oliveira agradeceu a todos pela confiança e apresentou a nova equipe de diretores de Ensino e Administração e coordenadores que devem conduzir o campus com ele. Segundo Fittipaldy, como gestor do Campus Rio Branco o seu objetivo é “transformar a educação profissional no Acre em referência e isso só é possível com a participação de todos”, destacou.

transmissao-cargos-reitora-diretores4.jpgO diretor de Administração do Campus Cruzeiro do Sul, Raildo da Silva Lopes, representou o ex-diretor geral, Prof. Marcondes de Lima Nicácio e a diretora eleita, Profa. Lilliane Maria de Oliveira Martins. Nas palavras lidas do professor Marcondes, o primeiro eleito para diretor provisório no Campus, durante o período de um ano e seis meses como gestor seu maior objetivo foi devolver a identidade de instituto federal à unidade. A diretora eleita também teve seu discurso lido pelo diretor substituto Raildo Lopes e reafirmou os compromissos de melhorar os laboratórios pedagógicos e de pesquisa, construir a unidade experimental, garantir a permanência dos alunos e valorização dos servidores.

transmissao-cargos-reitora-diretores5.jpgO diretor pro tempore do Campus Sena Madureira, Prof. Marcelo Helder Medeiros Santana foi representado pela servidora Francisca Iris Lopes que destacou em sua fala que, a partir de agora o IFAC e o campus passam a vivenciar um momento de segurança, deixando um momento de incertezas, após a realização das primeiras eleições gerais e escolha dos gestores pela comunidade. A diretora eleita, Profa. Italva Miranda da Silva, afirmou os sentimentos de agradecimento e motivação e destacou que seus maiores objetivos é consolidar e fortalecer as ações de ensino, pesquisa e extensão no campus, além de melhorar a infraestrutura e garantir a permanência dos estudantes.

Transmissão de cargo de reitora pro tempore para primeira reitora eleita do IFAC

No segundo momento ocorreu a transmissão do cargo da profa. Rosana Cavalcante dos Santos de reitora pro tempore para reitora eleita. “Rosana chegou com muitos desafios, mas também muita vontade” lembrou o reitor do Instituto Federal de Roraima - IFRR, Ademar de Araújo Filho, sobre a participação da Profa. Rosana como reitora pro tempore do IFAC nas primeiras reuniões do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O reitor do IFRR enfatizou a necessidade de os institutos do Norte se manterem juntos na busca de desenvolvimento e fortalecimento pela região.

transmissao-cargos-reitora-diretores6.jpg

Em nome do governador, Tião Viana, o diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), Mauro Ribeiro, falou sobre os desafios da educação em um momento de instabilidade e crise política. Ainda assim, Ribeiro garantiu que “o governo do Estado sempre será um parceiro do IFAC no que for preciso”.

Também presente à cerimônia, o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Prof. Antônio Vanâncio membro da Diretoria Executiva do Conif. Ele falou sobre as dificuldades da interiorização da educação na Amazônia, dos desafios de promover um desenvolvimento que atenda às necessidades da região valorizando os conhecimentos dos povos tradicionais. O reitor do Ifam também destacou a quantidade de diretoras eleitas, já que os espaços de poder ainda são predominantemente ocupados por homens. Por último, Venâncio reassumiu o compromisso da entrega do Campus Sena Madureira cuja obra está sob responsabilidade do Ifam.

A Profa. Rosana, em seu discurso de posse, ressaltou a sua trajetória até o cargo de reitora e a importância da experiência como docente já que lhe propiciou um conhecimento das reais demandas e necessidades dos estudantes e servidores. “Entrei como reitora em um momento de instabilidade do IFAC, então tivemos um trabalho de resgate do Instituto”, relatou. A reitora falou também sobre os avanços conquistados durante a sua gestão como pro tempore desde abril de 2014.

Entre as transformações no IFAC, a reitora destacou: o aumento na oferta e na relação professor/aluno do Campus Sena Madureira e a retomada da obra; os campi Rio Branco e Cruzeiro do Sul estão ganhando quadras de esportes; Campus Xapuri foi reformado e expandido ganhando um auditório e quadra de esportes; Tarauacá deve inaugurar o prédio do Campus já na próxima semana, de 400 passará a ofertar 1300 vagas em cursos e o Campus Avançado Baixada do Sol acaba de receber uma área de 50 hectares doada pelo Governo do Estado para a mudança da sua sede onde será possível a construção de um campus agrícola, que poderá atender também os cursos de Recursos Naturais de outros campi.

Profa. Rosana citou também os avanços na área educacional, com a regulação de documentos essenciais, a visita e aprovação dos cursos do IFAC pelo Ministério da Educação e conquistas para os servidores como o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para professores e 30 horas para técnicos. Encerrando seu discurso, a reitora eleita agradeceu sua família e todos os colegas servidores que estiveram com ela na gestão até aqui, nominalmente todos os pró-reitores, diretores e assessores presentes.

Confira mais imagens desta cerimônia na página da Rede Ifac no Facebook.